O processo de (des)proletarização do professor da educação básica

Autores

  • Ruth Pavan Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.5957

Resumo

A proletarização caracteriza-se pela dificuldade ou impossibilidade de o professor refletir sobre sua prática docente. Caracteriza-se, ainda, pela perda de sua qualificação (para planejar, analisar, atuar e avaliar) e do controle sobre seu processo de trabalho, o que o torna refém do controle externo, diminuindo progressivamente sua capacidade de autonomia e resistência. O objetivo deste artigo consiste em refletir sobre a proletarização do professor da educação básica no contexto atual, como se dá esse processo e as possibilidades de rompê-lo. A pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com professores do Ensino Fundamental e Médio de escolas localizadas na região centro-oeste do Brasil. Pela pesquisa efetuada, concluímos que os professores entrevistados estão submetidos ao processo de proletarização, embora este não seja total e absoluto, pois foi possível identificar microespaços de resistência.  

Palavras-chave: Formação de professores; proletarização; reflexão crítica.

 

ABSTRACT

Proletarianization is characterized by either the difficulty or impossibility teachers have to reflect about their teaching practice. It is also characterized by the loss of both their qualification (to plan, analyze, act and evaluate) and their control over their work process, and this makes them hostages to external control and gradually decreases their autonomy and resistance capacity. The aim of this paper is to reflect on the proletarianization of Basic Education teachers, regarding how this process takes place and possibilities to disrupt it. We have concluded that one of the ways to potentialize teachers’ resistance against the proletarianization process implies a critical kind of education that regards the technical rationality as limited and insufficient, since social reality is rather rich to fit pre-established frames.

Keywords: Teacher education; proletarianization; critical reflection. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Graduada em Pedagogia. É Mestre e Doutora emEducação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente émembro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação emEducação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na Linhade Pesquisa Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente,exercendo atividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino.Também atua no Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP/UCDB, junto aos cursos degraduação. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Formação deProfessores, Currículo e Exclusão.

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

É graduado em Filosofia. É Mestre e Doutor emEducação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente émembro do quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação emEducação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), naLinha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, exercendoatividades de pesquisa, orientação de mestrado e doutorado e ensino. É membrodo Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa emEducação (ANPED). É Bolsista Produtividade – CNPq.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Pavan, R., & Backes, J. L. (2016). O processo de (des)proletarização do professor da educação básica. Revista Portuguesa De Educação, 29(2), 35–58. https://doi.org/10.21814/rpe.5957

Edição

Secção

Artigos