Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal

Autores

  • João Piedade Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.6254

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação de cariz descritivo, desenvolvida junto de 133 diretores de escolas e agrupamentos de escolas do ensino público de Portugal continental, onde se procurou analisar o índice de utilização das tecnologias digitais (TD) nas práticas de gestão escolar e o sentido de auto eficácia na utilização das mesmas, apresentados pelos diretores escolares. O processo de recolha de dados estruturou-se com base na aplicação de duas escalas organizadas num único instrumento disponibilizado online: a ‘Computer self-efficacy scale’ e a ‘Escala de utilizaçãodas TD nas práticas de gestão escolar’, no ano letivo 2012-2013. Os resultados tendem a evidenciar que os diretores escolares apresentam scores médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das TD nas suas práticas profissionais. O estudo procurou ainda explorar as necessidades de formaçãona área das TD e, apesar dos scores favoráveis de proficiência e utilizaçãodas mesmas nas práticas profissionais, os diretores referem importantes necessidades de formação.

Palavras-chave:Tecnologias digitais na educação; Diretores escolares; Autoeficácia; Utilizaçãodas TD na gestão escolar

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Como Citar

Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa De Educação, 27(2), 109–133. https://doi.org/10.21814/rpe.6254

Edição

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Artigos