Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira

Autores

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo.
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo.
  • Sebastião Josué Votre Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7123

Resumo

Este estudo analisa práticas pedagógicas centradas no protagonismo infantil. O  método  combina  a  Pesquisa-Ação  Colaborativa  com  a  Metodologia Participativa. Os sujeitos participantes deste estudo são dois bolsistas de iniciação à docência, um professor-supervisor e 25 crianças. Os dados são provenientes de observação participante, registros fotográficos e desenhos, extraídos de uma vivência pedagógica com o conteúdo ‘capoeira’ nas aulas de  Educação  Física,  em  um  Centro  Municipal  de  Educação  Infantil  de Vitória/ES. A análise indica que as crianças, por meio de suas práticas, ressignificam o ensino da cultura mediado pelos adultos e, com base nas produções infantis, o processo de intervenção pedagógica é reorientado, levando em consideração o protagonismo das crianças.

Palavras-chave: Protagonismo; Capoeira; Educação Física; Educação Infantil

 

ABSTRACT

This study analyzes teaching practices focused on children's participation. The method  used  in  the  study  combines  Collaborative  Action-Research  with Participatory Methodology. Participants of this study are two teaching fellows, a teacher-supervisor and 25 children. The data were derived from participant observation, photographic records and drawings, collected from a pedagogical experience with the content "capoeira" in Physical Education classes in a municipal  institution  for  childhood  education  in  Vitória/ES.  The  analysis indicates that children, within their practices, resignify the teaching of culture 78 Rodrigo Lema Del Rio Martins et al. mediated by adults and, based on children's productions, the educational intervention process is reoriented, considering the participation of children.


Keywords: Children participation; ‘Capoeira’; Physical Education; Childhood education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Educação Física e Desportos

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo.

Centro de Educação Física e Desportos

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo.

Centro de Educação Física e Desportos

Sebastião Josué Votre, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Instituto de Educação Física e Desportos.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Martins, R. L. D. R., Santos, W. dos, Mello, A. da S., & Votre, S. J. (2016). Protagonismo infantil na educação física: uma experiência pedagógica com a capoeira. Revista Portuguesa De Educação, 29(2), 59–79. https://doi.org/10.21814/rpe.7123

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)