Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior

Autores

  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho
  • Leandro da Silva Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7385

Resumo

No  mundo  atual,  a  universidade  tem  um  papel  crucial  na  formação  de cidadãos capazes de inovar. A criatividade surge, assim, como um conceito a valorizar  no  ensino  superior,  mas  tal  valorização  implica  alterações  no quotidiano  educativo.  Uma  fonte  de  informação  relevante  para  a rentabilizações  das  competências  criativas  nos  alunos  universitários  é auscultar  o  que  estes  pensam  sobre  elas.  Neste  sentido,  a  partir  do questionário  "Universidade  e  Competências  Criativas",  foram  analisadas perceções de 582 estudantes de uma universidade portuguesa acerca da conceituação e da valorização de criatividade no contexto académico. As percepções foram analisadas em função da área curricular de formação e do género, encontrando-se diferenças estatisticamente significativas para ambas as  variáveis.  Os  resultados  permitem  reflexões  no  sentido  de aprofundamentos futuros deste estudo, assim como apontam direções para cuidados e reforços a ter nas práticas educativas neste nível de ensino.

Palavras-chave: Criatividade; Ensino Superior; Estudantes universitários; Perceções

 

ABSTRACT

In today's world, the University has a crucial role in the education of citizens in order to innovate. Creativity is thus a concept to value in higher education, but that valuation implies changes in the educational practices. A relevant source of information in order to promote creative skills in college students is to gather what they think about those skills. Through the questionnaire "University and Creative Skills" the perceptions of 582 Portuguese university students about the conceptualization and valorization of creativity in the academic contexts were analyzed. The perceptions were analyzed according to the students curriculum area and gender. Data suggest significant statistical differences in function  of  both  variables.  The  results  allow  reflections  towards  further developments of this study but also point directions to reinforce deliberate educational practices in this level of education.

Keywords:Creativity; Higher Education; College students; Perceptions

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Morais, M. de F., & da Silva Almeida, L. (2016). Perceções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Revista Portuguesa De Educação, 29(2), 141–162. https://doi.org/10.21814/rpe.7385

Edição

Secção

Artigos