A teacher´s tensions in a Spanish first grade two-way bilingual immersion program

Autores

  • Patricia López Estrada Instituto Tecnológico de Costa Rica
  • Ana María Chacón Barbieri Elementary Two-Way School

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7752

Palavras-chave:

Programas de imersão ‘two-way’, Educação bilingue, Aprendizagem de uma língua segunda

Resumo

Este estudo descreve as tensões sentidas por uma professora de 1º ano numa sala de aula de imersão bilingue ‘two-way’. Baseando-se na análise indutiva de Hatch (2002), sob a forma de análise de domínio (domain analysis), os dados do estudo foram obtidos através de duas entrevistas a uma professora no ano letivo de 2009-2010. Os resultados indicam que a professora bilingue detém crenças fortes acerca da importância de proporcionar aos alunos oportunidades de explorar a língua minoritária (Espanhol). Contudo, a professora manifesta preocupações de âmbito linguístico e académico no desempenho da sua tarefa. O estudo alerta para as tensões inerentes a trabalhar com o Espanhol e o Inglês num contexto de imersão bilingue ‘two-way’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

Estrada, P. L., & Chacón, A. M. (2015). A teacher´s tensions in a Spanish first grade two-way bilingual immersion program. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 211–229. https://doi.org/10.21814/rpe.7752

Edição

Secção

Artigos