Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de Matemática

Autores

  • Carlos Miguel Ribeiro Universidade do Algarve, Portugal
  • Rute Ribeiro Universidade do Algarve, Portugal
  • José Carrillo Universidade de Huelva, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3032

Resumo

A prática dos professores pode ser encarada sob distintas perspectivas, sendo uma delas a cognitiva. Apresentamos um modelo que, partindo da prática dos professores, nos permite analisar que cognições se encontram em jogo enquanto estes se encontram imersos na sua prática e também de que
forma essas cognições se relacionam e qual o seu papel no processo de ensino. A elaboração de um tal modelo permite-nos simplificar algo tão complexo como o processo de ensino. Neste artigo apresentamos o processo de construção desse modelo, numa aula do 4.º ano do primeiro ciclo em que a professora efectua uma revisão dialogada das diferenças entre quadrados
e rectângulos relativamente à medida e nome dos lados. Do modelo ressaltam as cognições evidenciadas pela professora, bem como as relações entre estas e as acções que executa. Terminamos discutindo possíveis implicações do uso deste modelo na formação inicial e contínua de professores.

Palavras-chave
Modelo de ensino; Cognições; Prática lectiva; Matemática

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Como Citar

Ribeiro, C. M., Ribeiro, R., & Carrillo, J. (2011). Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de Matemática. Revista Portuguesa De Educação, 24(2), 135–158. https://doi.org/10.21814/rpe.3032

Edição

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