A dinâmica do saber em local de trabalho: o caso de uma equipa técnica de educação e formação de adultos

Autores

  • Armando Paulo Ferreira Loureiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13988

Resumo

Neste texto discute-se a questão da dinâmica do saber em contexto de trabalho a partir de uma investigação etnográfica realizada junto de técnicos de educação de adultos de uma associação de desenvolvimento local. Mais concretamente, abordam-se três processos: a construção e a reconstrução do saber; os seus diferentes tipos de transferências; e a sua dimensão temporal. Os resultados mostram que o processo de construção e reconstrução assenta na experimentação, na reflexão e na negociação de sentido realizado pelos membros da equipa técnica. As transferências de saber ocorrem de fora para dentro do local de trabalho e dentro do próprio contexto de actuação. Estas transferências estão, normalmente, ligadas ao fazer e ao momento do fazer. Esta é, sem dúvida, outra das principais características do saber deste contexto. Portanto, o saber está intimamente relacionado com a dimensão temporal do fazer.

Palavras-chave: Trabalho; Dinâmica do saber; Técnicos de educação de adultos

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Loureiro, A. P. F. (2018). A dinâmica do saber em local de trabalho: o caso de uma equipa técnica de educação e formação de adultos. Revista Portuguesa De Educação, 23(2), 93–118. https://doi.org/10.21814/rpe.13988

Edição

Secção

Artigos