Les décrocheurs scolaires se racontent

Como a entrevista da pesquisa pode contribuir para a desconstrução dos processos de estigmatização?

Autores

  • Valérie Melin Université de Lille

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.19753

Palavras-chave:

Abandono escolar, Identidade negativa, Entrevista de investigação, Investigação biográfica em educação

Resumo

Este artigo analisa a entrevista de investigação como um mecanismo de intervenção para promover e apoiar o processo de emancipação dos actores sociais confrontados com uma identidade negativa no contexto de uma investigação das trajectórias biográficas dos jovens que abandonaram a escola. Ao desenvolver uma metodologia de entrevista baseada nos princípios teóricos da pesquisa biográfica em educação, foram identificadas várias condições favoráveis a este processo de emancipação.  A consideração destas condições permite, em particular, evitar a armadilha de reduzir o respondente a um objecto de conhecimento e considerá-lo como sujeito das suas possíveis transformações no contexto das suas interacções com o investigador. A entrevista de pesquisa não é isenta de impacto para o pesquisador, que experimenta em contato com os entrevistados um espaço de subjetivação recíproca, iniciando uma mudança de posição e uma modificação de sua narrativa pessoal.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

MELIN, V. (2020). Les décrocheurs scolaires se racontent: Como a entrevista da pesquisa pode contribuir para a desconstrução dos processos de estigmatização?. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 310–328. https://doi.org/10.21814/rpe.19753

Edição

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