Das missivas aos modos: Experimentação e prudência como ethos de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21065

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, Experimentação, Prudência, Gilles Deleuze, Félix Guattari

Resumo

Almeja-se compreender a intricada relação entre as noções de experimentação e prudência no interior dos tomos integrantes da coleção Capitalismo & Esquizofrenia, escrita por Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como os modos como cada tomo operacionalizou suas empreitadas de pensamento à baila de alguns elementos metodológicos do trabalho conjunto desses autores. Essa discussão, passível de ser conduzida tanto por meio da análise das cartas trocadas entre Deleuze e Guattari aquando da elaboração de Capitalismo & Esquizofrenia, quanto da leitura das notas compiladas por Guattari nessa mesma época, pode contribuir sobremaneira para o trabalho de pesquisadores/as interessados/as em operar metodologicamente a partir do aporte teórico-conceitual deleuziano e/ou deleuzo-guattariano, mormente no campo educacional. Intenta-se, assim, contribuir com discussões metodológicas em educação com o interesse de, a partir da filosofia de Deleuze e Deleuze-Guattari, construir um ethos de pesquisa mais do que um método de pesquisa. Para tanto, apresenta-se um panorama das apropriações dessa ideia de experimentação pela pesquisa educacional brasileira contemporânea para, na sequência, aprofundar-se a discussão sobre a relação das noções de prudência e experimentação em Capitalismo & Esquizofrenia. Debruçamo-nos sobre o método de trabalho próprio de Deleuze e Guattari, com vistas a extrair problematizações metodológicas que poderão ser estratégicas aos pesquisadores, no que tange aos modos de enfrentamento de problemas, em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, UEMG

Professor docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), bacharel em Filosofia e História pela mesma universidade. 

Cintya Regina Ribeiro, USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail:
cintyaribeiro@usp.br - https://orcid.org/0000-0002-7924-4539

Referências

Aquino, J. G. (2015). A crítica educacional como recusa à metafísica pedagógica. Revista de Educação Pública, 24(56), 351-364. https://doi.org/10.29286/rep.v24i56.2438

Cardoso, L. R., & Paraíso, M. A. (2013). Possibilidades de uma metodologia alquimista para pesquisar em educação e em currículo. E-curriculum, 11(1), 270-290. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/8121

Costa, M. V. (2007). Introdução. In M. V. Costa (Org.), Caminhos investigativos I: Novos olhares na pesquisa em educação (pp. 13-22). Lamparina Editora.

Cusset, F. (2008). Filosofia francesa: A influência de Foucault, Derrida, Deleuze & cia. Artmed.

Deleuze, G. (2003). Deux régimes de fous: Textes et entretiens (1975-1995). Les Éditions de Minui.

Deleuze, G. (2007). Conversações: 1972-1990. Editora 34.

Deleuze, G. (2010). Proust e os signos. Forense Universitária.

Deleuze, G. (2016). Dois regimes de loucos: Textos e entrevistas (1975-1995). Editora 34.

Deleuze, G. (2018). Cartas e outros textos. N-1 Edições.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1992). O que é a filosofia? Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1995). Mil platôs: Capitalismo & Esquizofrenia (vol. 1). Editora 34.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2007). Mil platôs: Capitalismo & Esquizofrenia (vol. 3). Editora 34.

Deleuze, G., & Parnet, C. (2004). Diálogos. Relógio D’Água.

Dosse, F. (2010). Gilles Deleuze & Félix Guattari: Biografia cruzada. Artmed.

During, E. (2007). Blackboxing in theory: Deleuze versus Deleuze. In S. Lotringer & S. Cohen (Org.), French theory in America (pp. 191-216). Routledge.

Foucault, M. (2008). Ditos & Escritos II: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Forense Universitária.

Foucault, M. (2010). Ditos & Escritos VI: Repensar a política. Forense Universitária.

Guattari, F. (2006). The anti-Oedipus papers. Semiotext(e).

Heuser, E. M. (Org.). (2011). Cadernos de notas 1: Projeto, notas & ressonâncias. EdUFMT.

Hillesheim, B., Bernardes, A. G., & Medeiros, P. F. (2009). Leitura de uma onda: Pesquisa e observação. Educação & Realidade, 34(3), 213-224.

Norgeu, A. (2006). La Borde: Le château des chercheurs de sens? La vie quotidienne à la clinique psychiatrique de La Borde. Erès.

Passos, E., Kastrup, V., & Escóssia, L. (Orgs.). (2012). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Sulina.

Ribeiro, C. R. (2011). “Pensamento do fora”, conhecimento e pensamento em educação: Conversações com Michel Foucault. Educação & Pesquisa, 37(3), 613-628. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000300011

Silbertin-Blanc, G. (2010). Deleuze et l’Anti-Oedipe: La production du désir. PUF.

Soulié, C. (2012). Un mythe à détruire? Origines et destin du centre universitaire experimental de Vincennes. Presses Universitaires Vincennes.

Uno, K. (2016). Guattari: Confrontações –Conversas com Kuniichi Uno e Laymert Garcia dos Santos. N-1 Edições.

Vinci, C. F. R. G. (2018). O conceito de experimentação na filosofia de Gilles Deleuze. Sofia, 7(2), 322-342. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20467

Vinci, C. F. R. G., & Ribeiro, C. R. (2015). Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, 17(1), 125-141. https://doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634822

Vinci, C. F. R. G., & Ribeiro, C. R. (2018). Experimentações com a pesquisa educacional deleuze-guattariana no Brasil. Educação & Realidade, 43(1), 23-44. https://doi.org/10.1590/2175-623660813

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Ribeiro Guimarães Vinci, C. F., & Regina Ribeiro, C. (2022). Das missivas aos modos: Experimentação e prudência como ethos de pesquisa. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 189–207. https://doi.org/10.21814/rpe.21065

Edição

Secção

Artigos