Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: Uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Wolney Gomes Almeida UESC, Brasil
  • Anabela Cruz-Santos Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21270

Palavras-chave:

Educação bilíngue, Surdos, Surdez, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a produção científica sobre a educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal, tendo em conta o reconhecimento das línguas de sinais/gestuais e as políticas públicas voltadas para um modelo bilíngue de educação de surdos. Portugal e Brasil apresentam semelhanças quanto ao reconhecimento das suas línguas gestuais/de sinais (LGP - Língua Gestual Portuguesa e Libras - Língua Brasileira de Sinais) e quanto à presença de normativas legais que preconizam o atendimento bilíngue aos surdos. Para identificação das produções, foi efetuada uma pesquisa nas seguintes bases de dados: DOAB, SciELO, Scopus, Web of Science e Wiley InterScience, tendo como palavras-chave de busca: educação bilíngue, surdos e surdez. Conclui-se que a baixa produção sobre o tema pode refletir o quão recente é o desenvolvimento das políticas de educação de surdos em ambos os países, bem como pode refletir a recente marca dos movimentos sociais de surdos nos processos de inclusão nos espaços educacionais ao longo de sua história. Após identificação dos trabalhos publicados, esta pesquisa mostrou-se relevante quanto à necessidade de ampliar a produção no campo da educação bilíngue para surdos, não apenas pela importância de discutir as políticas públicas no atendimento educacional, mas também por permitir a problematização das práticas docentes na educação inclusiva.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Gomes Almeida, W. ., & Cruz-Santos, A. (2022). Educação bilíngue para surdos no Brasil e em Portugal: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 332–355. https://doi.org/10.21814/rpe.21270

Edição

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Artigos