A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da avaliação externa

Autores

  • Helena Quintas Universidade do Algarve, Portugal
  • José Alberto Mendonça Gonçalves Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3003

Resumo

A liderança escolar tem efeitos significativos na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos e na qualidade das organizações educativas, pelo que das suas práticas depende, em grande medida, a eficácia da ação da escola. Foi tendo estes pressupostos por referentes que desenvolvemos o estudo a que este artigo se reporta. Nele procuramos caracterizar a liderança das escolas e agrupamentos de escolas de três regiões portuguesas (Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo), com base na análise de conteúdo efetuada aos relatórios de avaliação externa produzidos pelas equipas da Inspeção-Geral da Educação nos anos letivos de 2006/2007, 2007/2008 e 2008/20091. O estudo teve como objetivos compreender como as organizações educativas põem em prática a sua visão de escola e como implementam a partilha e a circulação da informação para darem consecução a metas e propósitos que estabeleceram, dando assim corpo à linha hierárquica de exercício do poder. A análise dos dados agora efetuada permitiu-nos traçar um "perfil" das lideranças das escolas e agrupamentos de escolas avaliados, embora consideremos que os seus resultados não possam ser extrapolados, dados os limites da redação dos relatórios de avaliação externa e o facto de estes serem produzidos por equipas diferentes de região para região e nas próprias regiões.

Palavras-chave
Avaliação externa das escolas; Relatórios de avaliação; Liderança; Exercício da liderança

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Como Citar

Quintas, H., & Gonçalves, J. A. M. (2012). A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da avaliação externa. Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 89–116. https://doi.org/10.21814/rpe.3003

Edição

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