Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular. Estudo de processos de recontextualização

Autores

  • Sílvia Calado Universidade de Lisboa, Portugal
  • Isabel Pestana Neves Universidade de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3016

Resumo

O estudo centra-se na mensagem de dois manuais escolares de Ciências Naturais do 3º CEB e na caracterização dos processos de recontextualização que ocorrem na mensagem do currículo aquando da elaboração daqueles, tendo em conta características pedagógicas específicas. O estudo apresenta fundamentos epistemológicos, psicológicos e sociológicos, constituindo o modelo do discurso pedagógico de Bernstein a principal estrutura conceptual da investigação. Seguiu-se uma metodologia mista, mantendo-se uma dialéctica entre o teórico e o empírico. Os resultados mostram que a mensagem dos manuais veicula baixa representatividade da metaciência e baixo grau de relações intradisciplinares, de exigência conceptual e de explicitação dos critérios de avaliação, sobretudo a do manual mais seleccionado. Verifica-se um elevado grau de recontextualização da mensagem do currículo. Estes resultados levantam questões sobre o nível da aprendizagem científica em contexto de flexibilidade curricular, dado o maior controlo conferido aos autores de manuais/professores.

Palavras-chave
Manuais escolares; Educação científica; Processos de recontextualização; Flexibilidade curricular

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Calado, S., & Neves, I. P. (2012). Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular. Estudo de processos de recontextualização. Revista Portuguesa De Educação, 25(1), 53–93. https://doi.org/10.21814/rpe.3016

Edição

Secção

Artigos