Relação entre a simulação em contexto académico e competências clínicas em estudantes de Terapia da Fala: Uma revisão sistemática
DOI :
https://doi.org/10.21814/rpe.32901Mots-clés :
Simulação, Aprendizagem interativa, Terapia da Fala, Educação em Saúde, Competências clínicasRésumé
O nível de aceitação e integração de práticas de simulação tem crescido transversalmente em diferentes contextos educativos, entre os quais, o da Terapia da Fala. A simulação permite aprender e/ou aplicar diretamente os conhecimentos adquiridos num ambiente seguro, mas não é claro se estas competências são transferidas para os atos clínicos. O objetivo é analisar a relação entre as práticas de simulação em contexto académico e as competências clínicas de estudantes de Terapia da Fala. A presente revisão sistemática da literatura seguiu as orientações PRISMA. Os estudos primários foram extraídos por dois autores, das bases de dados PubMed-central, SciELO e via EBSCOhost sem restrições temporais ou de língua. Os artigos foram introduzidos, de forma independente, no programa Rayyan para a gestão do processo de triagem, seleção e duplicação de resultados. A avaliação de qualidade metodológica foi feita através da grelha Quality Assessment Tool for Quantitative Studies do Effective Public Health Practice Project. Da pesquisa, resultaram 590 artigos para triagem, e seis foram considerados elegíveis. Existem efeitos positivos reportados das práticas de simulação em contexto académico, em especial, simulações de alta-fidelidade (e.g., manequins; estudos de caso em realidade virtual) ao nível das competências clínicas interpessoais, de avaliação, de intervenção e de follow-up, bem como a autoperceção, a ansiedade e o stress dos estudantes. O nível de evidência variou de baixo a moderado. Os benefícios reportados na literatura suportam a integração de práticas educativas de simulação nos contextos de licenciatura e de mestrado em Terapia da Fala como complemento das práticas de aprendizagem mais tradicionais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
Alanazi, A. A., & Nicholson, N. (2019). Audiology and speech-language pathology simulation training on the 1-3-6 early hearing detection and intervention timeline. American Journal of Audiology, 28(2), 348-361. https://doi.org/10.1044/2019_AJA-18-0185
Bartlett, R. S., Bruecker, S., & Eccleston, B. (2021). High-fidelity simulation improves long-term knowledge of clinical swallow evaluation. American Journal of Speech-Language Pathology, 30(2), 673-686. https://doi.org/10.1044/2020_AJSLP-20-00240
Carter, M. D. (2019). The effects of computer-based simulations on speech-language pathology student performance. Journal of Communication Disorders, 77, 44-55. https://doi.org/10.1016/j.jcomdis.2018.12.006
Ciliska, D., Miccouci, S., & Dobbins, M. (2010). Effective public health practice project (EPHPP): Quality assessment tool for quantitative studies. Hamilton, Effective Public Health Practice Project. https://merst.healthsci.mcmaster.ca/ephpp/
Clinard, E. S. (2022). Increasing student confidence with medically complex infants through simulation: A mixed methods investigation. American Journal of Speech-Language Pathology, 31(2), 942-958. https://doi.org/10.1044/2021_AJSLP-21-00234
Cook, D. A., Hatala, R., Brydges, R., Zendejas, B., Szostek, J. H., Wang, A. T., Erwin, P. J., & Hamstra, S. J. (2011). Technology-enhanced simulation for health professions education. JAMA, 306(9), 978-988. https://doi.org/10.1001/jama.2011.1234
De Wever, J., Hainselin, M., & Gignon, M. (2023). Applied improvisation and transdisciplinary simulation: A necessity for any health curriculum?. Frontiers in Medicine, 10, e1237126. https://doi.org/10.3389/fmed.2023.1237126
Dudding, C. C., & Nottingham, E. E. (2018). A national survey of simulation use in university programs in communication sciences and disorders. American Journal of Speech-Language Pathology, 27(1), 71-81. https://doi.org/10.1044/2017_AJSLP-17-0015
Eichorn, N., Zarn, M., Moncrieff, D., Sposto, C., Lee, S., Hoffman, J. E., Levy, M., & Caplan, J. (2021). Original interprofessional simulations to train students in CSD and related health professions in team-based health care. Communication Disorders Quarterly, 43(1), 23-31. https://doi.org/10.1177/1525740120942127
Estis, J. M., Rudd, A. B., Pruitt, B., & Wright, T. (2015). Interprofessional simulation-based education enhances student knowledge of health professional roles and care of patients with tracheostomies and Passy-Muir® Valves. Journal of Nursing Education and Practice, 5(6), 123-128. https://doi.org/10.5430/jnep.v5n6p123
Ferguson, N. F., & Estis, J. M. (2018). Training students to evaluate preterm infant feeding safety using a video-recorded patient simulation approach. American Journal of Speech-Language Pathology, 27(2), 566-573. https://doi.org/10.1044/2017_AJSLP-16-0107
Gaba, D. M. (2007). The future vision of simulation in healthcare. Simulation in Healthcare: Journal of the Society for Simulation in Healthcare, 2(2), 126-135. https://doi.org/10.1097/01.SIH.0000258411.38212.32
Hamilton, D., McKechnie, J., Edgerton, E., & Wilson, C. (2021). Immersive virtual reality as a pedagogical tool in education: A systematic literature review of quantitative learning outcomes and experimental design. Journal of Computers in Education, 8(1), 1-32. https://doi.org/10.1007/s40692-020-00169-2
Healthcare Simulation Dictionary. (2020). Healthcare simulation dictionary (2nd Ed.). Agency for Healthcare Research and Quality. https://doi.org/10.23970/simulationv2
Hill, A. E., Ward, E., Heard, R., McAllister, S., McCabe, P., Penman, A., Caird, E., Aldridge, D., Baldac, S., Cardell, E., Davenport, R., Davidson, B., Hewat, S., Howells, S., Purcell, A., & Walters, J. (2021). Simulation can replace part of speech-language pathology placement time: A randomised controlled trial. International Journal of Speech-Language Pathology, 23(1), 92-102. https://doi.org/10.1080/17549507.2020.1722238
Hoepner, J. K., & Hemmerich, A. L. (2020). Using formative video competencies and summative in-person competencies to examine preparedness for entry-level professional practice. Seminars in Speech and Language, 41(4), 310-324. https://doi.org/10.1055/s-0040-1713782
Horton, S., Byng, S., Bunning, K., & Pring, T. (2004). Teaching and learning speech and language therapy skills: The effectiveness of classroom as clinic in speech and language therapy student education. International Journal of Language and Communication Disorders, 39(3), 365-390. https://doi.org/10.1080/13682820410001662019
Kaplonyi, J., Bowles, K. -A., Nestel, D., Kiegaldie, D., Maloney, S., Haines, T., & Williams, C. (2017). Understanding the impact of simulated patients on health care learners’ communication skills: A systematic review. Medical Education, 51(12), 1209-1219. https://doi.org/10.1111/medu.13387
Lewis, A., Rudd, C. J., & Mills, B. (2018). Working with children with autism: An interprofessional simulation-based tutorial for speech pathology and occupational therapy students. Journal of Interprofessional Care, 32(2), 242-244. https://doi.org/10.1080/13561820.2017.1388221
Mills, B., Hansen, S., Nang, C., McDonald, H., Lyons-Wall, P., Hunt, J., & O’Sullivan, T. (2020). A pilot evaluation of simulation-based interprofessional education for occupational therapy, speech pathology and dietetic students: Improvements in attitudes and confidence. Journal of Interprofessional Care, 34(4), 472-480. https://doi.org/10.1080/13561820.2019.1659759
Nestel, D., & Kelly, M. (2017). An introduction to healthcare simulation. In D. Nestel, M. Kelly, B. Jolly & M. Watson (Eds.), Healthcare simulation education: Evidence, theory and practice (pp. 1-6). John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/9781119061656.ch1
Olwen-Smith, T., Bessel, N., & Scholten, I. (2013). Are new graduate speech and language therapists ready to work with swallowing disorders?. Journal of Clinical Practice in Speech-Language Pathology, 15(2), 80-86. https://www.researchgate.net/publication/259564726_Are_new_graduate_speech_and_language_therapists_ready_to_work_with_swallowing_disorders
Penman, A., Hill, A. E., Hewat, S., & Scarinci, N. (2021). Does a simulation‐based learning programme assist with the development of speech-language pathology students’ clinical skills in stuttering management?. International Journal of Language & Communication Disorders, 56(6), 1334-1346. https://doi.org/10.1111/1460-6984.12670
Rethlefsen, M. L., Kirtley, S., Waffenschmidt, S., Ayala, A. P., Moher, D., Page, M. J., & Koffel, J. B. (2021). PRISMA-S: An extension to the PRISMA statement for reporting literature searches in systematic reviews. Systematic Reviews, 10(1), 1-19. https://doi.org/10.1186/s13643-020-01542-z
Robinson, K. E., Allen, P. J., Quail, M., & Beilby, J. (2020). Virtual patient clinical placements improve student communication competence. Interactive Learning Environments, 28(6), 795-805. https://doi.org/10.1080/10494820.2018.1552869
Rumbach, A. F., Aldridge, D., & Hill, A. E. (2021). Student perceptions of simulation to enhance clinical readiness for assessment and management of adults with voice disorders. Journal of Voice, 38(3), 641-653. https://doi.org/10.1016/J.JVOICE.2021.10.014
Ward, E. C., Caird, E., Khanal, S., Kularatna, S., Byrnes, J., Penman, A., Mcallister, S., Baldac, S., Cardell, E., Davenport, R., Davidson, B., Hewat, S., Howells, S., Mccabe, P., Purcell, A., Walters, J., & Hill, A. E. (2022). A cost analysis of a 5-day simulation-based learning program for speech-language pathology student training. International Journal of Speech-Language Pathology, 25(5), 688-696. https://doi.org/10.1080/17549507.2022.2115138
Ward, E. C., Hill, A. E., Nund, R. L., Rumbach, A. F., Walker-Smith, K., Wright, S. E., Kelly, K., & Dodrill, P. (2015). Developing clinical skills in paediatric dysphagia management using Human Patient Simulation (HPS). International Journal of Speech-Language Pathology, 17(3), 230-240. https://doi.org/10.3109/17549507.2015.1025846
Weir-Mayta, P., Green, S., Abbott, S., & Urbina, D. (2020). Incorporating IPE and simulation experiences into graduate speech-language pathology training. Cogent Medicine, 7(1), e1847415. https://doi.org/10.1080/2331205x.2020.1847415
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Claúdia Runcan , Irina Golovanova , Inês Tello Rodrigues 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0