Processo de supervisão em jardim de infância. Um olhar narrativo em prol do desenvolvimento profissional
DOI :
https://doi.org/10.21814/rpe.6246Résumé
Este artigo baseia-se num processo de supervisão que visou escutar duas educadoras de infância que contaram as suas experiências, de forma a darem a conhecer as suas práticas educativas. Este processo de supervisão colaborativo reflexivo foi evidenciado nas histórias das educadoras como promotor de desenvolvimento profissional e de melhoria de práticas educativas, sendo a reflexão o elemento central para esse desenvolvimento,permitindo a atribuição de sentido da ação pedagógica. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e foi a narrativa o método de escuta e reflexão, sendo utilizado, para a análise das narrativas, o modelo avaliativo de Labov (1972, 1982). O estudo sugere que o processo de reflexão integrado na supervisão permitiu uma melhoria de práticas educativas e,consequentemente, do desenvolvimento profissional. Com o contar histórias,as educadoras relembram, analisam e incorporam a reflexão das suas experiências educativas nas suas práticas.
Palavras-chave: Supervisão; Educação de infância; Desenvolvimento profissional; Narrativas
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