Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças

Autores

  • Ana Francisca Monteiro Universidade do Minho
  • António José Osório Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7049

Palavras-chave:

Crianças, Novas tecnologias, Riscos, Oportunidades

Resumo

Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.

 

Palavras-chave: Crianças; Novas tecnologias; Riscos; Oportunidades

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2015). Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 35–57. https://doi.org/10.21814/rpe.7049

Edição

Secção

Artigos