Profissionalização dos Professores: (re)posicionamento nas classificações das profissões

Autores

  • Joana Campos Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa CIES-IUL

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.10109

Resumo

A educação e formação das populações ocupa nas sociedades contemporâneas uma posição de destaque. A decisão política não dispensa, na atualidade, a medição dos resultados educacionais (Schleicher, 2012). Há, consequentemente, um aumento da exigência relativamente ao desempenho profissional dos professores (Lanthaume, 2006; Schleicher, 2012). O texto que se apresenta, inscreve-se numa pesquisa mais alargada sobre professores no sistema educativo português. No processo analítico desenvolvido procurou-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre o processo de profissionalização dos professores em Portugal. A análise do grupo profissional dos professores, no quadro do seu processo de profissionalização, ocupou-se centralmente do questionamento em torno da diferenciação e homogeneização interna do grupo profissional, centrando-se analiticamente no (re)posicionamento dos professores nas classificações das profissões. Metodologicamente identificaram-se como fontes fundamentais as classificações das profissões nacionais e internacionais.

Palavras-Chave: Professores, Profissionalização, Classificações das Profissões

 

ABSTRACT

The professionalization of teachers has been a process marked by advances and setbacks crossed by tensions and fragilities, has recent theoretical and analytical sociology developments marked. Such advances have shown, since a few decades, that the professional groups are a group internally differentiated by specialties, various hierarchical positions and cultural distinction, political or intellectual within groups.

The analysis of this professional group had been developed in connection with its professionalization process, in particular the questioning around the differentiation processes and internal homogenization, focusing the analysis on the (re) placement of teachers in the classification of professions. Methodologically have been identified as basic sources the descriptors of the content analysis of subgroups of classifications of professions expressed in international (ISCO1988; ISCO2008) and national (CNP94; CPP2010) classifications.

Key-words: Teachers, Professionalization, Professional Classifications

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Joana Campos, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa CIES-IUL

  • Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa / CIES-IUL
  • Áreas de investigação: Sociologia da educação; Violência na escola; Profissionalização, Conhecimento Profissional e desenvolvimento profissional de professores e trabalhadores sociais (animadores socioculturais).

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Campos, J. (2016). Profissionalização dos Professores: (re)posicionamento nas classificações das profissões. Revista Portuguesa De Educação, 29(2), 391–417. https://doi.org/10.21814/rpe.10109

Edição

Secção

Artigos