A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil

Autores

  • Paula Grizzo Gobato Universidade Federal de São Carlos, Brasil
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.10844

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a base de conhecimentos de professores experientes e participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil, bem como responder à seguinte questão: quais dos conhecimentos específicos, pedagógicos e sobre a função de mentor, que o auxiliarão a desempenhar a nova função, podem ser apreendidos nos professores experientes, participantes do Programa de Formação Online de Mentores? O Programa é responsável pela formação de mentores, sua proposta curricular é flexível e foca o desenvolvimento profissional de professores experientes. A investigação qualitativa baseou-se na análise descritivo-interpretativa das narrativas presentes em quatro atividades, realizadas durante o processo formativo, de quatro participantes. Foram analisados conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimentos de conteúdo específico, conhecimentos pedagógicos do conteúdo, conhecimentos sobre formação e atuação docente e, por fim, conhecimentos sobre a função de gestor, de mentor e da escola. Como resultado, percebe-se que a base de conhecimentos atribuída ao mentor se assemelha à dos profissionais gestores e formadores de professores, ainda que a prática da mentoria e em sala de aula seja importante para que a base seja continuamente remodelada e aperfeiçoada para melhorar o desempenho do mentor e, possivelmente, dos professores iniciantes por ele acompanhados. 

Palavras-chave: Programa de Formação Online de Mentores; Identidade docente; Base de conhecimentos para o ensino

 

ABSTRACT

This article aims to analyze the knowledge base of experienced teachers and participants of an Online Mentor Education Program from UFSCar Brazil and to answer the question: what specific, pedagogical and mentoring skills, that will assist the mentor to fulfill a new role, are evidenced by the experienced teachers participating of Online Mentor Education Program? This mentor training program has a flexible curriculum and focuses on the professional development of experienced teachers. The qualitative research was based on the descriptive and interpretative analysis of four narratives from four selected participants from a wider group and written during the training. It analyzed pedagogical knowledge, specific content knowledge, pedagogical knowledge content, knowledge about training and teaching practice and knowledge of the manager role, mentor and school. As results, the data analysis shows that the mentor knowledge base resembles the professional managers’ and teacher educators’. However, teaching and mentoring practice is important so that this knowledge base is continuously remodeled and improved, thus improving the mentors’ performance and, possibly, of beginning teachers accompanied by them.

Keywords: Online Mentor Education Program; Teacher identity; Knowledge base for teaching

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Biografias Autor

Paula Grizzo Gobato, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos e Doutoranda em Educação pelo mesmo programa.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Psicóloga pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e professora titular no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (Brasil).

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

Gobato, P. G., & Reali, A. M. de M. R. (2017). A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil. Revista Portuguesa De Educação, 30(2), 133–157. https://doi.org/10.21814/rpe.10844

Edição

Secção

Artigos