Entre a fralda e a lousa: A questão das identidades docentes em berçários

Caught between diapers and the blackboard: Teacher identities in nurseries

Autores

  • Rosmari Pereira de Oliveira Universidade de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Luciana Maria Viviani Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.14947

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa sobre identidades docentes em berçários desenvolvida em um Centro de Educação Infantil na cidade de São Paulo (Brasil). Mediante enfoque qualitativo e multidisciplinar, o estudo buscou tecer relações entre identidade, cultura, gênero e poder, aproximando a área dos estudos culturais ao campo da educação infantil. Inspirado em abordagens biográficas, o estudo empírico foi realizado através de entrevistas com sete professoras e um professor de educação infantil, que atuavam com crianças de 0 a 2 anos de idade. As análises indicaram que, embora a prática nos berçários envolvesse múltiplos saberes e culturas, produzia-se nos discursos dos professores um binarismo sobre a necessidade de cuidar e educar em que cuidar associava-se às práticas do passado e educar aproximava-se ao seu novo papel profissional, representando estratégias identitárias para valorizar a docência com bebês.

Palavras-chave: Identidades docentes; Educação infantil; Culturas institucionais

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Publicado

2019-06-09

Como Citar

Oliveira, R. P. de, & Viviani, L. M. (2019). Entre a fralda e a lousa: A questão das identidades docentes em berçários: Caught between diapers and the blackboard: Teacher identities in nurseries. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 73–90. https://doi.org/10.21814/rpe.14947

Edição

Secção

Artigos