O “não lugar” do circo na escola

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DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.16128

Resumo

O circo contemporâneo vem ocupando uma considerável variedade de espaços sociais, projetando maior visibilidade midiática e também mostrando suas potencialidades educativas. Nesse contexto emerge o debate: qual o espaço da arte circense na educação, mais precisamente na escola? Com isso, analisamos o caso de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Campinas- São Paulo/Brasil. As análises indicam de modo inequívoco que a escola é também lugar para o Circo, tanto na forma de conteúdo programático como espaço de compartilhamento dessa cultura patrimonial. Considerando esse e outros casos disponíveis na literatura recente, entendemos que a arte em geral, e o Circo, em particular, precisam de maior atenção nos debates pedagógicos, desde a formação docente até a prática pedagógica, o que requer esforços governamentais e também das próprias instituições educativas.

 

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Ribeiro, C. da S., Cardani, L. T., Rodrigues, G. S., & Bortoleto, M. A. C. (2021). O “não lugar” do circo na escola. Revista Portuguesa De Educação, 34(1). https://doi.org/10.21814/rpe.16128

Edição

Secção

Artigos