O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18881

Palavras-chave:

Educação, Experiência, Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o conceito de experiência na filosofia de Dewey e Gadamer, bem como suas implicações para a formação. Sendo assim, a questão que nos move é: quais os efeitos da experiência no processo de formação? Atualmente, muito se fala sobre experiência e formação, e advém desse contexto a necessidade de tecermos um olhar cuidadoso acerca das nuances que estão compondo esses conceitos, sobretudo no campo da Educação. Para isso, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Neste prisma, ao buscarmos criar um mapa teórico visitando tradições distintas, compomos o referencial que embasa esta pesquisa, instrumentalizando-nos com a leitura de: Gallo, Heidegger, Hermann, Kneller, Kuhn, Trevisan e, principalmente, Dewey e Gadamer. Dessa forma, apresentamos como resultado a compreensão de que, seja um acontecimento extraordinário ou algo simples, experiência é tudo aquilo que altera o modo de pensar e/ou agir do sujeito, passando a constituí-lo de modo diferente, portanto, a formá-lo.

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Biografias Autor

Anthony Fábio Torres Santana Anthony, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Doutor em Educação pelo mesmo programa e instituição (PUC/RS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Especialista em Ensino de História pela Faculdade São Luís de França (FSLF/SE). Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Possui experiência de orientação e prática docente nos diversos níveis de ensino, do fundamental ao superior. Atualmente integra na condição de pesquisador o Grupo de Pesquisa Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação (PUCRS/CNPq) e o Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades (UFS/CNPq). É Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPEd. Pesquisa e tem interesse, sobretudo, nos seguintes temas: educação, experiência e formação de professores.

Rodrigo Avila Colla Rodrigo, Rede Municipal de Ensino de Esteio - RS

É pedagogo e atualmente atua como professor de educação infantil na Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Graduou-se em Relações Públicas (2009) e Pedagogia (2016) na UFRGS, onde também realizou especialização em Pedagogia da Arte (2011). Fez mestrado (2014) e doutorado (2018) em Educação na PUC/RS.  Nos últimos anos tem publicado uma série de artigos em periódicos da área da Educação.

Marcos Villela Pereira Marcos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

É Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP. Pesquisador 1C/CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS.

Referências

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Trevisan, A. L. (2002). Formação cultural e hermenêutica: Leitura de imagens. Educação & Realidade, 27(1), 73-94.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Anthony, A. F. T. S., Rodrigo, R. A. C., & Marcos, M. V. P. (2022). O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação. Revista Portuguesa De Educação, 35(1), 208–225. https://doi.org/10.21814/rpe.18881

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Artigos