Relation aux sujets en recherche biographique en éducation

Autores

  • DIZERBO Anne CREAD EA 3875

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.19731

Palavras-chave:

Investigação biográfica em educação; postura; sujeito; poder agir.

Resumo

Esta contribuição visa questionar a relação do investigador com os atores-sujeitos da investigação, a partir da especificidade da investigação biográfica em educação. A análise apoia-se numa investigação realizada com vários grupos de jovens do ensino básico, através de entrevistas biográficas coletivas e individuais, e de narrativas escritas, centradas no seu percurso escolar. A investigação teve duas finalidades: compreender as modalidades de subjetivação do seu percurso escolar e de orientação; transformar uma situação em que os alunos apresentam dificuldades, através da apropriação do seu percurso de orientação e da cooperação. Trata-se de apresentar o dispositivo usado, o seu quadro epistemológico e metodológico, para analisar os seus efeitos e compreender os desafios que se colocam na relação entre o investigador e os atores-sujeitos em investigação biográfica. Procuramos evidenciar que as especificidades deste campo de investigação convidam, por um lado, a inscrever a pesquisa no espaço de um reencontro simétrico, espaço de autorização, propício ao desenvolvimento do poder agir dos atores e, por outro lado, a desenvolver uma postura empática garante do respeito pelos atores e pela sua autonomização.

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Biografia Autor

DIZERBO Anne, CREAD EA 3875

Dr en Sciences de l’éducation, chercheure associée au CREAD (Centre de Recherche sur l’Éducation, les Apprentissages et la Didactique) et à EXPERICE (Centre de Recherche Interuniversitaire, Ressources culturelles, Éducation) s’intéresse notamment à coproduire des connaissances en s’appuyant sur l’expérience des acteurs et à comprendre les processus de construction identitaire à l’œuvre dans divers contextes.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Dizerbo, A. (2020). Relation aux sujets en recherche biographique en éducation. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 244–260. https://doi.org/10.21814/rpe.19731

Edição

Secção

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