Habilidades socioemocionais e inclusão: O caso da licencianda Tétis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.20827

Palavras-chave:

Desenvolvimento de habilidades, Inclusão educacional, Pessoa com deficiência, Ensino superior

Resumo

As Habilidades Socioemocionais (HSE) capacitam os discentes para torná-los autônomos e protagonistas de suas próprias aprendizagens. Quando direcionadas numa perspectiva inclusiva, dentro da educação superior, elas podem auxiliar os alunos com deficiência durante seu processo de inclusão e formação. Embora elas não devam significar diminuição das responsabilidades institucionais, se mostram potencialmente protetivas à inclusão quando tais instituições são omissas. Diante disso, nosso objetivo foi compreender as possíveis contribuições das HSE de uma licencianda do curso de Biologia com deficiência auditiva e visual durante seu processo de inclusão acadêmica. Para isso, optamos por uma abordagem qualitativa, através do método de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada, com aplicação da análise textual discursiva para o tratamento dos dados. As entrevistas foram aplicadas à aluna, à mãe dela, à intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a uma professora da graduação, que foi indicada pela discente. A análise mostrou, que durante a vida acadêmica, a licencianda tem tido aprendizado socioemocional principalmente nos campos da extroversão e da abertura a novas experiências, ampliando também habilidades ligadas à conscienciosidade, com especial influência positiva da intérprete e negativa de alguns colegas do curso. Consideramos que esta investigação ainda é inicial e destacamos a necessidade de que pesquisas futuras possam abordar tais temáticas, apresentando as suas relações de forma mais ampla.

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Biografias Autor

Joanna Angélica Melo de Andrade, Damiana Maria de Gois Melo

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (2018) e graduada em Ciências Biológicas Licenciatura (2015) pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva pela Faculdade Jardins (2018). Professora de Ciências e Biologia na rede Estadual de Educação de Sergipe. Atuou como secretária adjunta do Meio Ambiente no município de Santa Luzia do Itanhy-SE nos anos 2018 e 2019. Entre os anos 2015 à 2017 atuou como professora de Ciências e Biologia na rede pública e privada de ensino. Foi Bolsista Pibic - CNPq, estagiária na Sala Verde na área de Educação Ambiental (2014), e no laboratório de fisiologia vegetal (2013), da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Núcleo de pesquisa Inclusão e Tecnologia Assistiva (Nupita) - UFS. Membro do grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GEPEMEC)- UFS. Tem experiência na área de Educação Inclusiva com ênfase na formação de professores e inclusão do aluno com deficiência; e Educação ambiental, com ênfase em desenvolvimento sustentável e horta escolar orgânica.

Alice Alexandre Pagan

É professora associada I, do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciada em Ciências Biológicas pela UNEMAT (2002); Mestre em Educação, pela UFMT (2004) e Doutora em Educação, área: Ensino de Ciências e Matemática, pela USP (2009). Atuou na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. Concluiu estágio junto ao Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Portugal (2007). E no Centro de Educação Científica e Tecnológica da Universidade Kwazulu-Natal em Durban, na África do Sul (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica e Educação em Saúde, atuando principalmente no seguinte tema: Processos inclusivos a partir da análise dos aspectos Socioemocionais da Educação Científica e da Educação em Saúde, abordando interações entre ciência e saberes socialmente construídos (Representações Sociais), de grupos religiosos, étnicos e de alunos com dificuldades de aprendizagem, seja por desenvolvimento intelectual diferenciado ou por características biológicas especiais (deficiências ou síndromes).

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Andrade, J. A. M. de, & Pagan, A. A. (2022). Habilidades socioemocionais e inclusão: O caso da licencianda Tétis. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 309–331. https://doi.org/10.21814/rpe.20827

Edição

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Artigos