Práxis educativa: tempo, pensamento e sociedade

Autores

  • Wilson Correia Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
  • Iolanda Carvalho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3002

Resumo

O tema deste artigo é a práxis educativa, pensada mediante a articulação dos conceitos de tempo, pensamento e sociedade. Foi realizado à luz das diretrizes da pesquisa conceitual. Defende a preocupação com a educação do presente para o homem e a mulher concretos, não idealmente concebidos.
Analisa os modelos societários capitalista e socialista e preconiza o enfrentamento do desafio de criarmos um modelo societário e um estilo existencial que se baseiem nos valores da justiça e da liberdade, justificativas últimas para que o professor e a professora possam mobilizar os saberes de que são portadores em situações reais de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave
Práxis educativa; Tempo; Pensamento; Sociedade

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Como Citar

Correia, W., & Carvalho, I. (2012). Práxis educativa: tempo, pensamento e sociedade. Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 63–87. https://doi.org/10.21814/rpe.3002

Edição

Secção

Artigos