A Morte e a Donzela, de Rogério de Carvalho: crítica genética, arquivo das artes performativas e a prática como pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0006Palavras-chave:
Historiografia fictícia, Rogério de Carvalho, Crítica genética, Arquivo de artes performativas, prática como investigaçãoResumo
Alexandre Pieroni Calado está envolvido num projecto disciplinar cruzado que, à maneira de uma historiografia fictícia, tenta recriar uma peça que o realizador, Rogério de Carvalho, nunca fez com os textos da Princesa Dramática: A Morte e a Donzela de Elfriede Jelinek. É um projecto em que a investigação é uma componente vital e que, como este texto pretende demonstrar, pode ser enquadrado no campo da genética do desempenho. Este ensaio mostrará prospectivamente que o processo criativo do Calado tem aspectos comuns significativos quando comparado com a prática poética de Carvalho, em particular quando se consideram os procedimentos de trabalho com actores. Finalmente, argumentaremos que existem ligações relevantes entre a crítica genética/genética da performance, o tema do arquivo nas artes performativas e o problema da prática como investigação.
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