Declaração de ética e boas práticas

DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

A revista Sinais de Cena - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas é uma revista com arbitragem científica, empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética e boas práticas deontológicas na publicação. Todas as partes envolvidas (autores, editores e avaliadores) deverão contribuir para que os padrões de comportamento ético, honestidade e integridade académicas sejam assegurados. A revista Sinais de Cena segue as orientações do Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação / Committee on Publication Ethics (COPE) (disponível em http://publicationethics.org/).

Assim, as diferentes partes deverão assegurar o seguinte:

Editor e Conselho Editorial
É da responsabilidade do Editor e do Conselho Editorial determinar a especificidade do Dossiê Temático de cada número, o foco de cada secção da revista e definir o calendário de submissão de artigos. Cabe também ao Editor e Conselho Editorial aceitar, rejeitar ou solicitar modificações aos artigos submetidos à revista, tendo em consideração os relatórios dos avaliadores. É também da sua responsabilidade assegurar que cada artigo é avaliado exclusivamente com base no seu mérito académico e que a informação relativa aos artigos submetidos é apenas divulgada aos avaliadores ou outros conselheiros editoriais, quando adequado. É estritamente proibido o uso de informação não publicada pelos membros dos órgãos editoriais na sua atividade de investigação sem o consentimento expresso do autor. O Editor e o Conselho Editorial devem adoptar medidas de resposta adequadas sempre que sejam apresentadas queixas relativas à ética subjacente a um processo de submissão ou publicação de artigo.

Autores
Os autores devem apresentar garantir que os artigos que submetem são originais e que qualquer contribuição de outros autores ou fontes utilizadas foram devidamente acreditadas e referenciadas; qualquer forma de plágio é inaceitável. Os autores não devem submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais do que uma publicação e o autor responsável pela troca de correspondência com a revista deve garantir que todos os co-autores aprovam a versão final do artigo e a sua submissão para publicação à revista. As recensões devem também ser objectivas, abrangentes e conter estados da arte precisos.

Avaliadores
Os avaliadores devem garantir a confidencialidade durante o processo de arbitragem; manifestar a existência de eventuais conflitos de interesses; não utilizar para benefício próprio as ideias obtidas através do processo de arbitragem. A avaliação deve ser objectiva e as recomendações devem ser suportadas em argumentos sólidos, de acordo com a grelha de avaliação fornecida pelo Conselho Editorial, para que os autores possam melhorar o texto. Devem ser recomendadas publicações relevantes quando estas não são citadas. Os prazos estabelecidos devem ser respeitados.