Bases de Dados, Diretórios e Agregadores
Chamada para artigos - Dossiê Temático (fechada)
DOSSIÊ TEMÁTICO- TEATRO DE MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS
Coord. Catarina Firmo e Miguel Falcão
O teatro de marionetas e formas animadas (TMFA) assume-se como um campo artístico híbrido de estéticas e técnicas plurais, cruzando tradições ancestrais e estímulos contemporâneos. O panorama contemporâneo do TMFA tem vivido um proliferar de experimentações artísticas e reflexões teóricas, explorando uma diversidade de técnicas de manipulação, a relação com o ator-manipulador, acentuando a dimensão plástica e o vínculo da dramaturgia com a cenografia.
No domínio da escrita e da dramaturgia, o TMFA convoca-nos para uma multiplicidade de entendimentos e propostas sobre o texto, que vão das peças com marionetas ou com atores que assumem as suas características, ou mesmo de escritos – teatrais ou não – em que as marionetas são as personagens, até à dimensão ensaística, em que as formas animadas são entendidas como modelos de representação.
Percorrendo diferentes raízes culturais e linguagens artísticas, o TMFA tem-se revelado como fonte de interesse em diferentes áreas do saber, como a filosofia, a psicologia, as ciências da educação, a antropologia, a etnografia, entre outros exemplos.
A importância do TMFA nas esferas político-sociais manifesta-se no modo como enfrentou inúmeros exemplos de censura, sendo não raro um instrumento de poder político-religioso e assumindo-se frequentemente com o seu caráter de irreverência e transgressão.
Atualmente, o TMFA configura um campo artístico fértil para estimular a reflexão sobre temas prementes, como a velocidade imposta na lógica de consumo-produção ou os desafios do mundo digital. Pela sua liberdade e riqueza expressiva, abre as possibilidades de representação de corpos expandidos e não normativos, sendo ainda um lugar privilegiado para debater os conceitos de identidade e de género.
O próximo dossiê temático da revista Sinais de Cena será dedicado ao Teatro de Marionetas e Formas Animadas. Os organizadores do volume convidam estudantes, investigadores e profissionais das artes performativas a apresentarem contributos que possam expandir o conhecimento sobre esta forma de teatro.
Tópicos (não limitados) a considerar:
- Cruzamentos de linguagens artísticas.
- Escrita e dramaturgia para marionetas e formas animadas.
- Diálogos entre a tradição e a modernidade.
- Matérias, cenografia e espacialidade.
- Formação em Marionetas e Formas Animadas.
- O TMFA em diferentes áreas das ciências humanas e sociais.
- O TMFA em contextos de educação formal e não formal.
- Poder, censura e transgressão.
Os textos podem ser enviados até 15 de junho de 2023 para sinaisdecena@gmail.com
Devem seguir as seguintes normas de submissão: https://revistas.rcaap.pt/sdc/about/submissions