Cavaleiros, amantes e mambembes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0011

Palavras-chave:

Goethe, Sturm und Drang, Götz von Berlichingen, Estética teatral, História do teatro

Resumo

A peça "Götz von Berlichingen", o romance epistolar "Os Sofrimentos do Jovem Werther" e o Bildungsroman "Wilhelm Meister's Theatrical Mission", escritos pelo jovem Goethe durante o seu período de afinidade com o movimento Sturm und Drang, são discutidos neste artigo como instrumentos na luta da cultura germânica contra a hegemonia da cultura francesa, que tem sido perpetuada desde o classicismo do século XVII como o único modelo aceite para a arte na Alemanha. Harmonia, simetria, concisão, abstracção, unidade de acção dão lugar, nas obras citadas, à deformidade, grotescidade, exagero, observação da realidade, proliferação de incidentes e a superioridade do carácter em relação à trama dos factos. A afinidade dos textos analisados com o trabalho dramático do jovem Lenz é salientada. Na peça Götz, são destacados os aspectos estruturais que a tornam emblemática da ruptura com o drama poético francês. Em "Os Sofrimentos do Jovem Werther", o sentimentalismo e o individualismo são analisados, enquanto no Bildungsroman se discute o modelo shakespeariano, considerado pelos Stürmers como mais próximo das tradições alemãs do que da poética francesa.

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Publicado

2017-05-15

Como Citar

Saadi, F. (2017). Cavaleiros, amantes e mambembes. Sinais De Cena, (2), 118–132. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0011

Edição

Secção

Estudos aplicados