Bringing ethics to the surface: the AND_Lab project from RE.AL
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0005Palavras-chave:
Artes Performativas, estética, ética, representaçãoResumo
Muito tem sido escrito sobre a relação ética que se tem procurado estabelecer com os espectadores no contexto geral da prática cénica contemporânea, mas pouca atenção tem sido dada à forma como as diferentes propostas artísticas podem mobilizar (mais ou menos) forças de reflexão ética – e de que forma essa reflexão se traduz numa dimensão política, isto é, de que forma se relaciona com a nossa capacidade para afectar o modo como vivemos em conjunto. Neste artigo, come‑ çarei por identificar as premissas básicas sobre as quais a relação entre estética e ética tem sido avançada nas artes performativas, usando o AND_Lab, da RE.AL, como exemplo de um projecto no qual o processo de construção artística está directamente orientado para levar os participantes a reflectir e agir de forma eti‑ camente consciente – ao mesmo tempo que coloca novas tensões naquilo que pode significar produzir arte no mundo objectificado das artes performativas de hoje.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Gustavo Vicente
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".