Theatre criticism on Web 2.0. Publishing, sharing, authoring critique in the light of human-computer interaction. The critical dialogue of the social media
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0006Palavras-chave:
Teoria da crítica teatral, Jornalismo, Filosofia digital, Estudos dos média, Estudos sobre redes sociaisResumo
A migração, também devido à crise da imprensa em papel, da quase totalidade do debate crítico nas páginas gratuitas da Web é uma realidade evidente. A tese dessas reflexões, que derivam de um projeto de pesquisa mais amplo no campo da mediologia, estudos teatrais, teorias críticas e filosofias digitais, é que o ambiente atual da Web interativa é apenas parcialmente regulado por parâmetros de tomada de decisão de origem humana e cada vez mais sujeito ao controle de um sistema de rede baseado na dualidade hardware/software. Este artigo investiga disciplinas relacionadas à sociologia dos meios de comunicação e filosofia digital, buscando paradigmas problemáticos que forçam a reflexão sobre as linguagens e funções da crítica a considerar essa prática dentro de um sistema de interação entre elemento humano e organização mecânica. Como estudo de caso, é apresentada uma resenha em forma de carta aberta publicada em um jornal online, que provocou reações controversas e questionou o papel do crítico como portador de autoridade, deslocando o foco da análise do espetáculo para a observação da crise geral do sistema teatral italiano. Esse estudo de caso destaca os pontos críticos introduzidos pela formação das comunidades virtuais das redes sociais, que hoje atuam como uma massa influente na perspectiva da cena contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Sergio Lo Gatto
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".