Dentro do círculo: sobre teatro e literatura dramática
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0009Palavras-chave:
Teatro, Drama, Estudos de teatro, Correlação, OntologiaResumo
Uma grande tendência nos estudos teatrais divide o teatro em dois tipos: o teatro literário e o teatro não literário. Este ensaio demonstra como essa divisão restringe a forma como olhamos as representações e lemos o drama, mas também como influencia a relação entre ambas as artes, limitando-as a uma narrativa de tensões dentro de um esquema antitético e duplo. Por essa razão, quando dizemos que o teatro é diferente da literatura, esta afirmação é necessariamente acompanhada pela alegação presumivelmente antitética de que o teatro e a literatura são idênticos, como se uma afirmação não pudesse ser compreendida sem a outra. Este ensaio procura uma alternativa à preponderância destas ideias, a fim de escapar à sua autoridade. Seguindo uma certa tradição epistemológica, é possível encontrar uma perspectiva mais ampla, que liberta o teatro e a literatura de uma lógica correlacionista sustentada por um conceito de conhecimento que visa alcançar a certeza e a unanimidade. Através da utilização de uma ideia diferente de conhecimento e de ser, estaremos melhor posicionados para nos encontrarmos e reconhecer a invisibilidade das coisas (seja uma representação, uma peça de teatro ou uma pessoa).
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