O Breve Compêndio da Arte Scenica ou Arte de Declamar e a vulgarização de uma ciência de palco
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2018.0012Palavras-chave:
História do teatro, Estudos de teatro, Século XIX, Teoria da encenação, RepresentaçãoResumo
Na ausência de uma tradição de literatura técnico-artística em Portugal no século XIX, a escrita de um folheto sobre representação e encenação por Francisco ngelo da Silva Veloso, director de palco do Teatro de D. Fernando e Rua dos Condes, representa um momento importante na História do Teatro. Não só dá uma visão interna dos bastidores, mas também antecipa a importância da técnica de representação, para desenvolver a qualidade da performance e o estatuto social dos actores. Este artigo passa em revista o Breve Compêndio da Arte Cénica, procurando encaixá-lo no seu tempo, como o primeiro trabalho técnico dirigido a um vasto público de profes- sionais e espectadores de teatro e, em última análise, amadores nos grupos de teatro privados das sociedades que a política de Regeneração promoveu.
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