Choreographic transductions across media: problems and objects in the Double Skin/Double Mind project
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0004Palavras-chave:
Dança, Coreografia, Conhecimento, Transdução, MultimédiaResumo
O foco deste artigo é a individuação de conhecimento coreográfico no contexto do projecto Double Skin/Double Mind, desenvolvido pelo grupo de investigação Prática e Desenvolvimento Artístico, da Escola das Artes de Amesterdão, em torno do trabalho conjunto do coreógrafo e bailarino Emio Greco e do drama‑ turgista Pieter Scholten. O artigo expõe alguns problemas associados à concepção e ao desenho de uma série de objectos multimédia, criados com o intuito de transmitir o conhecimento coreográfico destes artistas através de estruturas análogas aos conceitos organizadores das próprias danças. Estes conceitos cor‑ respondem a princípios de movimento cuja transmissão se dá por meio de transducções, tanto entre corpos como entre diferentes média. A transducção é aqui proposta como uma operação adequada ao pensamento da transmissão coreográfica, abrangendo tanto as expressões intensivas e extensivas da dança como os processos abstractos e concretos pelos quais o conhecimento que lhe está associado emerge. Os problemas abordados referem‑se sobretudo à disparidade entre a dança e a escrita coreográfica, vista da perspectiva da diferença entre multiplicidades qualitativas e multiplicidades quantitativas. O projecto de investigação Double Skin/Double Mind debruçou‑se sobre este conjunto de problemas no que respeita à transmissão de conhecimento coreográfico em tempos de multimodalidade digital, não sem ter de lidar com as restrições diagramáticas e linguísticas necessárias à determinação de uma continuidade de ideias coreográficas através de corpos e média descontínuos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Carlos Manuel Oliveira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".