Seduz-me. Deseja-me. Ou talvez não - A voz dramática do desejo
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0009Palavras-chave:
Desejo sexual, Royal Court Theatre, Reino Unido, Teatro ContemporâneoResumo
Desde os tempos antigos, o desejo sexual tem sido objecto de múltiplas reflexões filosóficas e tem servido como uma força magnética de força coerciva para a criação das mais diversas obras artísticas. No contexto teatral, o seu potencial tem sido explorado e (re)apresentado não só através de uma tradição dramatúrgica, mas também através da sua materialização performativa. Assim, este artigo propõe uma breve abordagem ao tema do desejo sexual, o seu significado e significados dentro do drama britânico contemporâneo, tendo como exemplo a voz da geração pós-intérprete de dramaturgos como Nick Payne, Anya Reiss Penelope Skinner, entre outros. Os autores escolhidos revelam um retrato da sociedade do ano 2000 (2000- 2015), e as suas peças foram transformadas em espectáculos que estrearam no Royal Court Theater em Londres. Este artigo visa também compreender como o desejo sexual é comunicado no âmbito de um diálogo e como as suas personagens transmitem (ou não) uma abordagem naturalista da perspectiva dos dramaturgos sobre a sua sociedade contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Cátia Faísco
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".