O lugar da performance artística no museu: memórias, presenças e ausências
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0013Palavras-chave:
Museu, Teatro, Memórias, Institucionalização, PresençaResumo
Este documento aborda duas questões principais: Que museu podemos criar através da prática teatral? E, que tipo de prática teatral podemos criar através da perspectiva do museu? Esta análise crítica tem como ponto de partida a rela- ção entre estas duas instâncias culturais: o Museu e o Teatro (principalmente a sua prática como disciplina artística). O objectivo deste trabalho é definir algumas linhas e formas de reflexão sobre estes processos curatoriais, musealização, preservação e institucionalização da memória e história do teatro. Por outro lado, este trabalho visa também dar algumas novas formas de pensar uma nova concepção do lugar do museu com base nas características que definem a prática teatral. Este exercício de uma análise crítica e também de uma complementaridade e oposição de duas perspectivas e lugares diferentes será o veículo da apresentação de alguns estudos de caso que apoiarão a sua argumentação: Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas, de Joana Craveiro (2014), O Gabinete das Curiosidades, de Karnart (desde 2012) e a obra de Alexandra do Carmo Tudo foi Capturado (mesmo os movimentos da Cabra) (Galeria Quadrum, 2011).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Daniela Salazar
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".