Uma Pessoa: Fernando «além do espelho»
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0007Palavras-chave:
Pirandello, Metateatro, Música, Una Persona, PerformanceResumo
Este artigo relata a origem e os pressupostos artísticos e filosóficos que fazem "una persona". Ovvero come Fernando scoprì di essere stato Luigi", o espectáculo do conjunto que estreou no Festival de Teatro de Napoli em Julho de 2020. O actor, com a cumplicidade artística de seis músicos, tece a trama de uma viagem poética e musical através da multiplicidade do ser humano, expressa e gravada nos textos de Fernando Pessoa e Luigi Pirandello. Os dois eram contemporâneos, poeticamente iguais mas nunca se encontraram; provocatória e ironicamente, queremos aludir à hipótese de que o seu encontro físico nunca foi possível porque os dois tinham sido, de facto, uma só pessoa, a mesma pessoa. No cenário, conversando com o actor, está a música, o elemento que, através de sugestões subtis, melodias evocativas, composições originais e canções tradicionais, define os humores, as emoções e todos os sons não falados que são retratados na vida e a letra ressoante e maravilhosa dos dois escritores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Roberta Rossi; André Oliveira Baptista, Isabella Mangani
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".