Uma Pessoa: Fernando «além do espelho»
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2021.0007Palavras-chave:
Pirandello, Metateatro, Música, Una Persona, PerformanceResumo
Este artigo relata a origem e os pressupostos artísticos e filosóficos que fazem "una persona". Ovvero come Fernando scoprì di essere stato Luigi", o espectáculo do conjunto que estreou no Festival de Teatro de Napoli em Julho de 2020. O actor, com a cumplicidade artística de seis músicos, tece a trama de uma viagem poética e musical através da multiplicidade do ser humano, expressa e gravada nos textos de Fernando Pessoa e Luigi Pirandello. Os dois eram contemporâneos, poeticamente iguais mas nunca se encontraram; provocatória e ironicamente, queremos aludir à hipótese de que o seu encontro físico nunca foi possível porque os dois tinham sido, de facto, uma só pessoa, a mesma pessoa. No cenário, conversando com o actor, está a música, o elemento que, através de sugestões subtis, melodias evocativas, composições originais e canções tradicionais, define os humores, as emoções e todos os sons não falados que são retratados na vida e a letra ressoante e maravilhosa dos dois escritores.
PIRANDELLO / METATEATRO / MÚSICA / UNA PERSONA / PERFORMANCE
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