O caleidoscópio do olhar sobre o espólio de José Marques

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0010

Palavras-chave:

arquivos fotográficos, José Marques fotógrafo, organização arquivística, fotografia portuguesa, performatividade

Resumo

Traçar parte da trajetória do processo de organização e investigação do acervo do fotógrafo José Marques (1927-2012) através de diferentes narrativas de "olhar" sobre seu arquivo é o objetivo deste texto. Foi buscada uma abordagem menos formal e, em certa medida, mais poética, porém não menos rigorosa, para uma análise que vai além dos movimentos de identificação, classificação, montagem de hierarquias, compreensão de contextos, metodologias adotadas e escolhas feitas. A memória deste passo a passo elucida seu universo temático e documental amplo e eclético. A produção fotográfica de José Marques é um conjunto de chaves para muitas portas, assim como os amuletos que ele carregava no peito, pendurados em um cordão. Este texto propõe, como fio condutor, os movimentos de um olhar caleidoscópico que expõe o "posicionamento" e as "montagens" metodológicas, teóricas e poéticas para diferentes reformulações de um arquivo fotográfico e seu grande potencial para o conhecimento histórico e estético.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Chiaradia, F. (2022). O caleidoscópio do olhar sobre o espólio de José Marques. Sinais De Cena, 3(1), 171–212. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0010

Edição

Secção

Estudos aplicados