O caleidoscópio do olhar sobre o espólio de José Marques
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0010Palavras-chave:
arquivos fotográficos, José Marques fotógrafo, organização arquivística, fotografia portuguesa, performatividadeResumo
Traçar parte da trajetória do processo de organização e investigação do acervo do fotógrafo José Marques (1927-2012) através de diferentes narrativas de "olhar" sobre seu arquivo é o objetivo deste texto. Foi buscada uma abordagem menos formal e, em certa medida, mais poética, porém não menos rigorosa, para uma análise que vai além dos movimentos de identificação, classificação, montagem de hierarquias, compreensão de contextos, metodologias adotadas e escolhas feitas. A memória deste passo a passo elucida seu universo temático e documental amplo e eclético. A produção fotográfica de José Marques é um conjunto de chaves para muitas portas, assim como os amuletos que ele carregava no peito, pendurados em um cordão. Este texto propõe, como fio condutor, os movimentos de um olhar caleidoscópico que expõe o "posicionamento" e as "montagens" metodológicas, teóricas e poéticas para diferentes reformulações de um arquivo fotográfico e seu grande potencial para o conhecimento histórico e estético.
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