The Untold Story of Russian Theater in Portugal: 1889-1910

Autores

  • William Rougle Investigador independente

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0011

Palavras-chave:

receção, teatro russo, Portugal, Zacconi

Resumo

O entusiasmo português pelo romance russo retomava a paixão que os franceses também nutriram pelo género cultivado no mundo eslavo, durante a última parte do século XIX. Esse interesse expandiu-se à representação das peças russas, bem como às versões portuguesas das dramatizações francesas de romances russos, durante o período de 1889 a1910. Entre as peças incluíam-se Pão alheio, de Turgenev e O Poder das trevas, de Tolstoi; no que respeita às dramatizações baseadas nas versões francesas, cumpre mencionar Crime e castigo, de Dostoievski e Ressurreição, de Tolstoi.

O presente estudo, baseado numa extensa análise das críticas teatrais deste período, refere-se - pela primeira vez - à história cativante do primeiro contacto de Portugal com o teatro russo e à forma como ele foi recebido, tanto pelos críticos, como pelo público da época. Quase sem exceção, os críticos elogiaram as habilidades de representação, o guarda-roupa e a encenação, mas não estenderam esse entusiasmo ao conteúdo das próprias peças. A dramatização dos romances foi considerada inadequada, devido à sua incapacidade de recriar os enredos do romance e a essência interior das suas personagens. Os críticos notaram ainda que as peças foram "educadamente aceites" pelo público, com poucos elogios ou críticas, uma vez que o tema estava fora do alcance da “plateia latina”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Rougle, W. (2022). The Untold Story of Russian Theater in Portugal: 1889-1910. Sinais De Cena, 3(1), 213–232. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0011

Edição

Secção

Estudos aplicados