A prática de Alecky Blythe: Headphone Verbatim Theatre um dispositivo de autenticidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2024.3.3.7

Palavras-chave:

Headphone Verbatim, Alecky Blythe, Transmissão, Teatro do real, Teatro político

Resumo

Neste artigo, iremos analisar os procedimentos de criação de Alecky Blythe, fundadora da companhia de teatro Recorded Delivery, que utiliza o headphone verbatim theatre, em que os testemunhos gravados em áudio e escutados em tempo real pelos atores nos auscultadores funcionam como um garante da autenticidade dos testemunhos, permitindo dar visibilidade a histórias de uma determinada comunidade. Vamos partir das peças Come Out Eli e The Girlfriend Experience para analisar a prática da dramaturga e a sua metodologia de criação. As questões colocadas são: a partir da análise da criadora Alecky Blythe, que tipo de processos e metodologias de escrita e de cena são convocados? Desde a criação do texto à passagem para cena, quais as implicações éticas que enfrentam os criadores no uso de procedimentos do teatro do real? Que tipo de atuação é exigida ao ator?

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Biografia Autor

Ricardo Correia, Escola Superior de Educação de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra

Criador e programador. Trabalha em teatro, cinema e televisão como ator, dramaturgo e encenador. Tem vários textos para teatro publicados em Portugal, França e México. Dirige a Casa da Esquina, estrutura com financiamento da República Portuguesa / DGARTES 2023-2026 (Coimbra). Professor-Adjunto e diretor da Licenciatura de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Investigador colaborador do CEIS20 da Universidade de Coimbra. Doutorando em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra desde 2018, com o projeto “Política, resistência e prática dramatúrgica na contemporaneidade: Um estudo de caso”.

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Publicado

2024-11-23

Como Citar

Correia, R. (2024). A prática de Alecky Blythe: Headphone Verbatim Theatre um dispositivo de autenticidade. Sinais De Cena, 3(3), 158–181. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2024.3.3.7

Edição

Secção

Dossiê temático