What theatre can do ecologically: thoughts on the empathic ecocritical dimension of playtexts

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.3

Palavras-chave:

ecocrítica, ecofilosofia, ecodramaturgia, teatro canónico, teoria da paisagem

Resumo

Este artigo oferece uma reflexão crítica sobre uma importante controvérsia na confluência entre a ecologia e o teatro, nomeadamente a noção de que o meio teatral é inerentemente antropocêntrico, devido ao seu enfoque na cultura e sujeitos humanos, e na sua utilização do ambiente como ator secundário ou mero pano de fundo. Ao investigar uma obra do cânone dramático não associada à ecologia em termos normativos (The Homecoming de Harold Pinter, 1964) e uma obra contemporânea que aborda diretamente as alterações climáticas (Lungs de Duncan Macmillan, 2011), o artigo revela como ambas contribuem para a dimensão ético-político-estética da ecologia sugerida pelo ecofilósofo Félix Guattari.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Graça P. Corrêa, CFCUL- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / CET- Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Theatre director/dramaturg, researcher at FCUL & CET, where she investigates Empathy in art-science-philosophy. PhD in Theatre-Graduate Center CUNY, MA in Directing-Emerson College as Fulbright Scholar, degrees in Architecture-UL and Theatre-ESTC. Select publications: book Gothic Theory and Aesthetics (2021); “Empathy in Art and Science”, Global Philosophy Journal, 2025; “On the Necropolitics of Contemporary Human Uprootedness” (Palgrave, 2022); “White people all over: Refugee Performance, Fictional Aesthetics and Dramaturgies of Alterity-Empathy” (CTR, 2020). 

Downloads

Publicado

2025-06-22

Como Citar

P. Corrêa, G. (2025). What theatre can do ecologically: thoughts on the empathic ecocritical dimension of playtexts. Sinais De Cena, 3(4). https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.3