Uma performance para outros mundos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.4

Palavras-chave:

Clima, Performance, Teatro, Xamanismo, Antropologia

Resumo

No ritual xamânico amazônico Pena e Maracá, a expressão "atuado" é usada quando o corpo em performance da xamã encontra o corpo do Encantado e se altera. Encantado, nesse ritual corresponde aos seres que não morrem, mas se tornam encantados. E, ao se encantar, assumem outro modo de existir, que pode ser animal, vegetal ou mineral. O "estar junto" da xamã amazônica e do Encantado no contexto do ritual Pena e Maracá movimenta uma imaginação e uma existência que entende que os humanos não são hierarquicamente superiores às plantas ou a qualquer outra espécie, mobilizando uma sabedoria ecosófica que estende os predicados da humanidade além das fronteiras entre espécies

Considerando que a catástrofe climática atual emerge do modo como uma parte dos humanos que formam o Ocidente moderno "vive com" o Outro, seja esse outro de sua própria espécie ou de espécies diferentes, este artigo investiga as possíveis imbricações entre a cosmopolítica indígena e as políticas cênicas, tendo em vista a prática do corpo 'atuado'. A hipótese é que essa articulação potencializa as artes teatrais e performativas a imaginar e agenciar outros modos de "viver com" o Outro na Terra. O texto traz aspectos depreendidos de estudos e trabalho de campo na Amazônia que coteja com trabalho de campo no sul do México, material biográfico, teórico e poético, advindos da imaginação, experiência e vocabulário da antropologia e das artes da cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Katia Brito, Universidade de São Paulo

Katia Brito é encenadora, dramaturga, atriz, professora e pesquisadora das artes da cena. Doutoranda em artes cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e bacharel em teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou, entre outros, com os encenadores Antunes Filho, Amir Haddad, José Celso Martinez Corrêa e Luiz Roberto Galícia. Pesquisa as possíveis relações entre as artes da cena e o xamanismo, realizando trabalhos de campo no Brasil e no México, com financiamento da Capes.

Downloads

Publicado

2025-06-22

Como Citar

Brito, K. (2025). Uma performance para outros mundos. Sinais De Cena, 3(4). https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.4