Uma performance para outros mundos
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.4Palavras-chave:
Clima, Performance, Teatro, Xamanismo, AntropologiaResumo
No ritual xamânico amazônico Pena e Maracá, a expressão "atuado" é usada quando o corpo em performance da xamã encontra o corpo do Encantado e se altera. Encantado, nesse ritual corresponde aos seres que não morrem, mas se tornam encantados. E, ao se encantar, assumem outro modo de existir, que pode ser animal, vegetal ou mineral. O "estar junto" da xamã amazônica e do Encantado no contexto do ritual Pena e Maracá movimenta uma imaginação e uma existência que entende que os humanos não são hierarquicamente superiores às plantas ou a qualquer outra espécie, mobilizando uma sabedoria ecosófica que estende os predicados da humanidade além das fronteiras entre espécies
Considerando que a catástrofe climática atual emerge do modo como uma parte dos humanos que formam o Ocidente moderno "vive com" o Outro, seja esse outro de sua própria espécie ou de espécies diferentes, este artigo investiga as possíveis imbricações entre a cosmopolítica indígena e as políticas cênicas, tendo em vista a prática do corpo 'atuado'. A hipótese é que essa articulação potencializa as artes teatrais e performativas a imaginar e agenciar outros modos de "viver com" o Outro na Terra. O texto traz aspectos depreendidos de estudos e trabalho de campo na Amazônia que coteja com trabalho de campo no sul do México, material biográfico, teórico e poético, advindos da imaginação, experiência e vocabulário da antropologia e das artes da cena.
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