Aspects of Continuing Education of Teachers Working in the Education of Persons with Intellectual Disabilities

Authors

  • Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski Colegiado de Licenciaturas, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Centro Universitário Guairacá, Uniguairacá, Brazil / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brazil https://orcid.org/0000-0002-6474-0927
  • Sani de Carvalho Rutz Da Silva Departamento Academico de Matemática (DAMAT), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil https://orcid.org/0000-0002-1548-5739
  • Elsa Midori Shimazaki Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade do Oeste Paulista e Universidade Estadual de Maringá, Brazil https://orcid.org/0000-0002-2225-5667

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.27550

Keywords:

teacher training, mathematics, intellectual disability, soroban, numbers and operations

Abstract

This study aims to analyze the process of continuing teacher education who work with people who have a diagnosis of intellectual disability, for the insertion of soroban as a calculation tool for these students. Based on the Historical-Cultural Theory, the study used collaborative research as a strategy. Held in the Midwest region of Paraná, Brazil, it involved the participation of nine teachers working in the education of people with intellectual disabilities in the city. The study shows: i) the precariousness of teacher training for teaching Mathematics; ii) the conception of the teachers participating in the research that students with this disability are less developed than other students and “slower” in learning and iii) the need of continuing education for teachers. At the end of the study, there was a consensus among the participating teachers that teaching based on students' abilities and the use of soroban as a mediating instrument promote the learning and development of mathematical concepts.

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Author Biographies

Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski, Colegiado de Licenciaturas, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Centro Universitário Guairacá, Uniguairacá, Brazil / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brazil

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Guarapuava, Paraná, Brasil e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, do Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá), Guarapuava, Paraná, Brasil; docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil; docente do Centro de Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Visual (CAEE-DV), Guarapuava, Paraná, Brasil.

Membro do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência”. Experiência profissional na área de Educação, Ensino Superior e Educação Básica, com ênfase em Educação Matemática e Educação Especial, área Deficiência Visual.

Sani de Carvalho Rutz Da Silva, Departamento Academico de Matemática (DAMAT), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná atuando nos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica com a disciplina de Cálculo. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT nos cursos: Mestrado Profissional e Doutorado acadêmico. Foi Coordenadora do PPGECT de 2012 a 2014. Foi Coordenadora da área do Projeto Ampliação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Projeto OBMEP de Oficina para Professores. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Ensino de Matemática: Educação Inclusiva, Uso de Tecnologias no ensino de Matemática. Participou com professores franceses, brasileiros do programa internacional para estudantes de mestrado PREFALC: França-Colômbia-Brasil (Projeto regional de cooperação França, América Latina e Caribe), destinado a fortalecer a cooperação acadêmica de Pesquisa e Extensão entre as universidades parceiras. Foi Membro do grupo de pesquisa M2Real (grupo de pesquisa sobre o papel e o lugar da matemática nas ciências de engenharia, a modelização e as ciências humanas e sociais, grupo baseado numa colaboração entre o INSA de Lyon (França) e outros estabelecimentos franceses, e instituições mexicanas, brasileiras e argentinas). Professora responsável externo do Projeto de Mestrado Interdisciplinar Multicultural em Inovação Educativa, Inovação Tecnológica e Gestão do conhecimento (México-BUAP/ INSA de Lyon-França). Editora Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Líder do Grupo de Pesquisa “O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência”.

Elsa Midori Shimazaki, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade do Oeste Paulista e Universidade Estadual de Maringá, Brazil

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE e da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Faz parte dos grupos de pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e Interação e Escrita e é líder do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Letramento. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização; Formação de professores, Políticas educacionais. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.

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Published

2022-10-31