Education in Science, Art and Ecofeminism in Anthropocene Questions

Authors

  • Daniela Franco Carvalho Grupo de pesquisa amplia, Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil http://orcid.org/0000-0002-4476-7903
  • Caroline Barroncas de Oliveira Grupo de pesquisa Vidar-In-tensões, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil https://orcid.org/0000-0001-8430-2855
  • Monica de Oliveira Costa Grupo de pesquisa Vidar-In-tensões, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil https://orcid.org/0000-0003-3771-3955

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.37983

Keywords:

climate change, women, vegetables, multispecies, sensitivity

Abstract

This text presents data from the development of a workshop for postgraduate students in science education, during an event in Manaus (AM), which aimed to promote a space for the production of meanings based on the creation of a working table on the theme of the Anthropocene and ecofeminism, and the development of narratives with works of contemporary art by three Brazilian women. We adopted the methodology of narrative research to flesh out the experiences we had during the workshop. We discussed female protagonism as a moving force of life and the urgency of empathically approaching other beings who make up the world with us, in respectful commitments and in the desire to postpone the end of the world.

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Author Biographies

Daniela Franco Carvalho, Grupo de pesquisa amplia, Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia, Brazil

Licenciada em Ciências Biológicas (1997) com doutorado em Educação (2006) pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha a disciplina Conexões entre a Biologia e a Arte Contemporânea na pós-graduação em Educação. Pesquisa sobre museus, divulgação científica e ecofeminismo tendo como referencial teórico a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Coordena o Museu de Biodiversidade do Cerrado e lidera o grupo de pesquisa amplia - amálgama em educação, ciência e arte. 

Caroline Barroncas de Oliveira, Grupo de pesquisa Vidar-In-tensões, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil

Possui graduação em Normal Superior e Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordena o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do PPG em Educação em Ciências na Amazônia da UEA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões, mobilizando pesquisas e projetos de extensão em currículos vivos com as gentes dos rios e das florestas.

Monica de Oliveira Costa, Grupo de pesquisa Vidar-In-tensões, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas, Brazil

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquisa os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atua como professora na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

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Published

2025-02-28