A Experiência com o Adoecimento na Docência: um Estudo com Professoras do Município de São Miguel das Matas, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.14250Palabras clave:
trabalho docente, problemas de saúde, intersubjetividade, adoecimento, teaching work, health problems, intersubjectivity, illnessResumen
ResumoO professor do Ensino Fundamental e Médio nem sempre consegue superar os desafios no cotidiano do trabalho, com isso sofre maior esforço físico e psíquico, o que pode acarretar em diversos problemas de saúde. O presente estudo objetiva compreender os significados aludidos por professoras ao processo de adoecimento relacionado ao exercício da docência na rede pública de Ensino Fundamental e Médio no município de São Miguel das Matas, Bahia, Brasil. Trata-se de uma abordagem qualitativa com entrevistas narrativas cuja análise utiliza a teoria da hermenêutica descrita por Paul Ricouer. São destacadas quatro categorias temáticas: Dor crônica, voz do docente, queixas psíquicas e interferências dos problemas de saúde na vida pessoal e social. A intersubjetividade relacionada ao adoecimento confirma sofrimento e prejuízos na vida pessoal destas profissionais. Sentem-se sem recuperação e narram sobre a necessidade de superação diária destes obstáculos para continuar na docência, mesmo adoecidas.
Abstract
The teacher of Elementary and Middle School can not always overcome the challenges in the daily life of the work, with this it undergoes greater physical and psychic effort, which can cause in diverse health problems. The present study aims to understand the meanings alluded by teachers to the process of illness related to the exercise of teaching in the public school of Elementary and Middle School in the city of São Miguel das Matas, Bahia, Brazil. This is a qualitative approach with narrative interviews whose analysis uses the theory of hermeneutics described by Paul Ricouer. Four thematic categories are highlighted: Chronic pain, teacher's voice, psychic complaints and interferences of health problems in personal and social life. The intersubjectivity related to illness confirms suffering and losses in the personal life of these professionals. They feel without recovery and tell about the need to overcome these obstacles daily to continue teaching, even sick.
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