Desenvolvimento Profissional e Perfis de Orientação Pedagógica na Docência no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15275

Palabras clave:

desenvolvimento profissional, orientação pedagógica, docência no ensino superior, ensino superior

Resumen

O artigo resulta de um estudo em extensão, etapa subsequente a uma primeira incursão de natureza qualitativa, integrando-se de forma sequencial e complementar num estudo mais amplo, em que se procurou contribuir para a compreensão do processo de desenvolvimento profissional dos professores do ensino superior. Atendendo, em particular, à dimensão docente do exercício profissional, e circunscrevendo-se aos docentes que atuam na formação de professores no subsistema de ensino superior politécnico, procurou-se associar as preocupações manifestadas e as conceções perfilhadas relativamente ao processo de ensino-aprendizagem a diferentes perfis de orientação pedagógica. Recorrendo à aplicação de questionários à população docente das Escolas Superiores de Educação da região de Lisboa e Vale do Tejo foi possível agrupar os docentes em três grupos com diferentes traços de orientação pedagógica, tendo-se ainda concluído, que nenhuma das variáveis sociodemográficas analisadas interferiu per si na composição dos grupos.

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Biografía del autor/a

Marta Mateus Almeida, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa. Integra a área de Políticas de Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e é investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF)

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Publicado

2018-10-31