Aprendizagem da Língua Inglesa com Tablets
Um Estudo com Alunos com Necessidades Educativas Especiais
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.15859Palabras clave:
aprendizagem suportada por tecnologias; aprendizagem móvel de línguas (MALL), ensino de inglês língua estrangeira (ILE), necessidades educativas especiais, tabletsResumen
O impacto favorável da integração das tecnologias móveis nos processos de aprendizagens em sala de aula apresenta-se atualmente como um tema complexo onde a investigação ainda não encontrou consenso. Contudo, os benefícios da tecnologia móvel para os alunos com necessidades educativas especiais tendem a ser recorrentemente evidenciados na literatura. O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo desenvolvido com tablets no 3º ciclo do ensino básico num colégio na área de Lisboa, especificamente na aprendizagem da Língua Inglesa. A implementação de um programa de integração de tablets, ao longo de um ano letivo, permitiu a recolha de dados quantitativos e qualitativos, com vista a explorar afinidades entre a aprendizagem móvel e a aprendizagem de línguas estrangeiras. O estudo foca-se na análise das seguintes variáveis: motivação para aprendizagem da Língua Inglesa, competência comunicativa (especificamente, produção oral em língua inglesa) e competência digital, comparando-se alunos com e sem necessidades educativas especiais.
Descargas
Citas
Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (2007). Qualitative Research for Education: An Introduction to Theories and Methods (5th Edition). London: Pearson.
Burston, J. (2015). Twenty years of MALL project implementation: A meta-analysis of learning outcomes. ReCALL, 27(1), 4-20.
Clark, W., & Luckin, R. (2013). What the research says – iPADS in the classroom. London: London Knowledge Lab – Institute of Education University of London.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education. London: Routledge.
Comissão das Comunidades Europeias. (2003). Communication from the Commission to the Council, the European Parliament, the European Economic and Social Committee and the Committee of the Regions: Promoting Language Learning and Linguistic Diversity: An Action Plan 2004-2006. Retirado de: http://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52003DC0449&from=EN
Comissão Europeia. (2014). Digital Agenda for Europe. Retirado de: http://eige.europa.eu/resources/digital_agenda_en.pdf (Acesdido em 13 de novembro de 2018).
Conselho da Europa. (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas. Aprendizagem, ensino e avaliação. Lisboa: Edições Asa.
Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática (2ª edição). Coimbra: Almedina.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: ARTMED.
Creswell, J. W., Plano Clark, V. L., Gutmann, M. L., & Hanson, W. E. (2003). Advanced mixed methods research designs. In A. Tashakkori & C. Teddlie (Eds.), Handbook of mixed methods in social and behavioral research (pp. 209-240). Thousand Oaks, CA: SAGE.
Fernández-López, A., Rodríguez-Fórtiz, M., Rodríguez-Almendros, M., & Martínez-Segura, M. (2012). Mobile learning technology based on iOS devices to support students with special education needs. Computers & Education, 61, 77-90.
Ferrari, A. (2013). DIGCOMP: A framework for developing and understanding digital competence in Europe. Retirado de: http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC83167/lb-na-26035-enn.pdf
Ferrari, A., Brečko, B., & Punie, Y. (2014). DIGCOMP: A framework for developing and understanding digital competence in Europe. Digital Literacies and eCompetence, eLearning Papers, 38, 3-16.
Gang, B., Zainudin, S., Ibrahim, H., & Chun, L. (2017). A speech-language therapy tool using interactive book app in bahasa Malaysia for special needs children. Journal of Theoretical & Applied Information Technology, 95(13), 3041-3061.
Gardner, R. C. (1985). The Attitude/Motivation Test Battery: Technical Report. Ontario: University of Western Ontario Department of Psychology.
Gawelek, M.A., Spataro, M., & Komarny, P. (2011). Mobile perspectives: On iPADs - why mobile? EDUCAUSE Review, 46(2), 28-32.
Goodwin, K. (2012). Use of tablet technology in the classroom. New South Wales, Australia: Institute of Early Childhood Macquarie University - Curriculum and Learning Innovation Centre.
Higgins, S., Xiao, Z., & Katsipataki, M. (2012). The impact of digital technology on learning: A summary for the education endowment foundation – full report. Durham, UK: Education Endowment Foundation – Durham University.
Johnson, G. (2013). Using tablet computers with elementary school students with special needs: The practices and perceptions of special education teachers and teacher assistants. CJLT/RCAT, 39(4).
Kukulska-Hulme, A. (2009). Will mobile learning change language learning? ReCALL, 21(2), 157-165.
Kukulska-Hulme, A. (2010). Charting unknown territory: Models of participation in mobile language learning. International Journal of Mobile Learning and Organisation, 4(2), 116-129.
Musti-Rao, S., & Walker, Z. (2017). Use of mobile technology in the classroom. Retirado de: http://www.council-for-learning-disabilities.org/infosheets-supporting-translation-of-research-to-practice
Pegrum, M., Oakley, G., & Faulkner, R. (2013). Schools going mobile: A study of the adoption of mobile handheld technologies in Western Australian independent schools. Australasian Journal of Educational Technology, 29(1), 66-81.
Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais – A Complementariedade do SPSS (6ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Traxler, J. (2011). Aprendizagem móvel e recursos educativos digitais do futuro. Cadernos ERTE - Sacausef, 7, 36-47.
UNESCO. (2011). Accessible ICTs and personalized learning for students with disabilities: A dialogue among educators, industry, government and civil society. Retirado de: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/accessible_ict_personalized_learning_2012 .pdf
UNESCO. (2013). Policy guidelines for mobile learning. Retirado de http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002196/219641e.pdf
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) es propiedad de Sisyphus – Journal of Education. Sin embargo, alentamos que los artículos publicados en la revista se publiquen en otro lugar, siempre que se solicite el permiso de Sisyphus y los autores incorporen nuestra cita original y un enlace a nuestra página web.
Política de Autoarchivo
Los autores pueden autoarchivar la versión final publicada de sus artículos en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales e institucionales.
Suscriptor de DORA
El Instituto de Educação de la Universidade de Lisboa, editor de Sisyphus, es uno de los suscriptores de la Declaración de San Francisco sobre la Evaluación de la Investigación (DORA).