Aprendizagem da Língua Inglesa com Tablets

Um Estudo com Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Autores/as

  • Sílvia Roda Couvaneiro UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15859

Palabras clave:

aprendizagem suportada por tecnologias; aprendizagem móvel de línguas (MALL), ensino de inglês língua estrangeira (ILE), necessidades educativas especiais, tablets

Resumen

O impacto favorável da integração das tecnologias móveis nos processos de aprendizagens em sala de aula apresenta-se atualmente como um tema complexo onde a investigação ainda não encontrou consenso. Contudo, os benefícios da tecnologia móvel para os alunos com necessidades educativas especiais tendem a ser recorrentemente evidenciados na literatura. O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo desenvolvido com tablets no 3º ciclo do ensino básico num colégio na área de Lisboa, especificamente na aprendizagem da Língua Inglesa. A implementação de um programa de integração de tablets, ao longo de um ano letivo, permitiu a recolha de dados quantitativos e qualitativos, com vista a explorar afinidades entre a aprendizagem móvel e a aprendizagem de línguas estrangeiras. O estudo foca-se na análise das seguintes variáveis: motivação para aprendizagem da Língua Inglesa, competência comunicativa (especificamente, produção oral em língua inglesa) e competência digital, comparando-se alunos com e sem necessidades educativas especiais.

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Biografía del autor/a

Sílvia Roda Couvaneiro, UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutoranda no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Educação na especialidade TIC na Educação, na área da aprendizagem móvel, com bolsa no programa doutoral “Technology Enhanced Learning and Societal Challenges”. Realizou mestrado na mesma área na mesma instituição. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Estudos Ingleses e Alemães, também na vertente do Ramo Educacional. Leccionou Inglês e Alemão do 2º ciclo ao secundário, bem como Inglês para fins específicos a adultos. Coordenou as duas edições do curso de “Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico” na Escola Superior de Educação do Instituto Piaget de Almada. Participou como assistente de investigação do estudo TEA (Tablets no Ensino e na Aprendizagem) da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem dado formação a professores como "Apple Professional Learning Specialist” na utilização de tablets em contexto educativo.

Neuza Pedro, UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). Doutorada em Educação na especialidade TIC na Educação com Mestrado e Licenciatura em Psicologia da Educação e Licenciatura em Psicologia. Coordenadora do Mestrado em Educação e Tecnologias digitais (regime a distância) do IE-ULisboa. Coordenadora do Laboratório de e-Learning da Universidade de Lisboa. Membro do Conselho Cientifico Pedagógico de Formação Continua. Participou em vários estudos e projetos, tanto nacionais como internacionais, ligados à integração educativa das tecnologias de entre os quais se destaca: o Project teL@FTE-Lab, o Projeto ITEC, o Programa INTEL- Teach Advanced Online, bem como os estudos nacional ‘Comunidades Educativas em Rede’ e ‘Utilização de Plataformas de Gestão de Aprendizagem em Contexto Escolar’.

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Publicado

2019-02-28