Educação ao Longo da Vida
Aprendendo a Viver Melhor
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.17604Palabras clave:
educação ao longo da vida, participação, democracia, aprendizagem, educação popularResumen
Neste texto, pretendo explorar o que constitui uma educação ao longo da vida (ELV) numa perspectiva latino americana: quais as suas origens, quando e porquê surgiu o conceito contemporâneo, e como seria uma prática orientada pelos princípios da educação ao longo da vida nesse continente. Parto de duas premissas centrais. Primeiro, que a ELV é um conceito profundamente democrático e participativo, porque implica o acesso de todas as pessoas a processos educativos em qualquer momento da vida, possuindo implicações políticas fortes com a mudança. Fortalece a noção do direito à educação e educação como direito. E, segundo, exploro o conceito de educação ao longo da vida na sua relação com o conceito da educação popular. Concluo que mesmo que educamos crianças ou adultos, ao situar essa educação na perspectiva da educação ao longo da vida, a sua configuração muda.
Descargas
Citas
Bauman, Z. (2012, janeiro). Sociedade do consumo e do crédito não funciona mais. Entrevista concedida pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman ao jornalista Sílio Boccanera. Programa Milênio, da Globo News.
Carrillo, A. T. (2013). La educación popular – Trayectoria y actualidad. Bogotá: Editorial El Búho.
CERI – Centre for Educational Research and Innovation. (1973). Recurrent Education: A Strategy for Lifelong Learning. Paris: OCDE.
Coombs, P. H., & Ahmed, M. (1974[1968]). Attacking Rural Poverty: How non-formal education can help. Baltimore: John Hopkins University Press.
Delors, J., Mufti, I. A., Amagi, I., Carneiro, R., Chung, F.; Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., Quero, M. P., Savané, M.-A., Singh, K., Stavenhagen, R., Suhr, M. S., & Nanzhao, Z. (2001). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: UNESCO.
Faure, E. (Dir.), Herrera, F., Kaddoura, A.-R., Lopes, H., Petrovski, A. V.; Rahnema, M., & Ward, F. C. (1972). Aprender a ser. Paris, França: UNESCO.
Freire, P. (1967). Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (1975). Pedagogia do Oprimido. Rio do Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (1993). Política e Educação. São Paulo: Cortez.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessárias à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.
Frith, U. (2013). Neuroscience: implications for education and lifelong learning. Integrating Science and Practice, 3(1), 7-10. Retirado de: www.ordrepsy.qc.ca/scienceandpractice
Furter, P. (1977). The Planner and Lifelong Education. UNESCO: IIEP.
Gadotti, M. (2013). Estado e Educação Popular: Desafios de uma Política Nacional. Retirado de: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/4336
Gadotti, M. (2016). Educação Popular e Educação ao Longo da Vida. In P. G. S Nacif, L. M. Gomes & R. G. Rocha (Orgs.), Coletânea de textos CONFINTEA Brasil+6: tema central e oficinas temáticas (pp. 50-69). Brasília: MEC - Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Gelpi, E. (1979). A Future for Lifelong Education. (Vol. 1). Manchester Monographs 13. Manchester: University of Manchester.
Goodman, P. (1975). Compulsory Miseducation. London: Penguin Education.
Gudynas, E. (2011, fevereiro). Buen vivir: Germinando alternativas al desarrollo. America Latina en movimiento, pp. 461-481.
Ibáñez, A. (2011a). Un acercamiento al “Buen Vivir” – Parte I. In La Carta CEAAL, 400, 11/01/2011.
Ibáñez, A. (2011b). Un acercamiento al “Buen Vivir” – Parte II. In La Carta CEAAL, 401, 18/01/2011.
Ibáñez, A. (2011c). Un acercamiento al “Buen Vivir” – Parte III. In La Carta CEAAL, 402, 25/01/2011.
Illich, I. (1976). After Deschooling, What? London: Writers and Readers Publishing Cooperative.
Ireland. T. D. (1979). Gelpi’s view of lifelong education. Manchester Monographs, 14. Manchester: University of Manchester.
Ireland. T. D. (2013). 60 anos de CONFINTEA: uma análise retrospectiva. In T. D. Ireland & C. H. Spezia (Orgs.), Educação de Adultos em Retrospectiva: 60 anos de CONFINTEA (pp. 31-56). Brasília: UNESCO.
Lan, Y. (2011). Revisiting the classics: the teaching/learning relationship in modern China. In J. Yang & R. V. Cotera (Eds.), Conceptual evolution and policy developments in lifelong learning (pp. 51-58). Hamburgo: UIL.
Lima, L. C. (2012). Aprender para ganhar, conhecer para competir. São Paulo: Cortez Editora.
Melo, A. (1980). A Educação Popular numa Estratégia de Educação Permanente. In Cadernos do CEDES, no. 1 – Concepções e experiências de educação popular (pp. 41-60). São Paulo: Cortez Editora/Autores Associados/CEDES.
Melo, A. (2012). Passagens Revoltas – 40 anos de intervenção por ditos e escritos. Lisboa: Associação in Loco.
OEI/UIL. (2014). Contribuições conceituais da educação de pessoas jovens e adultas: rumo à construção de sentidos comuns na diversidade. Goiânia: UFG.
Ouane, A. (2011). Evolution of and perspectives on lifelong learning. In J. Yang & R. V. Cotera (Eds.), Conceptual evolution and policy developments in lifelong learning (pp. 24-39). Hamburgo: UIL.
Pontual, P. (2016). Educação ao Longo da Vida na perspectiva da Educação Popular e da participação social. In P. G. S. Nacif, L. M. Gomes & R.G. Rocha (Orgs.), Coletânea de textos CONFINTEA Brasil+6: tema central e oficinas temáticas (pp. 70-75). Brasília: MEC - Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
Reimer, E. (1975). School is Dead. London: Penguin Education.
Romão, J. E. (2015). Educación. In D. R. Streck, E. Redin & J. J. Zitkoski (Orgs.), Diccionario Paulo Freire (pp. 168-170). Lima: CEAAL.
Thiesen, J. da S. (2008). A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., 13(39), 545-554.
Torres, R. M. (2011). Lifelong learning: moving beyond Education for All (EFA). J. Yang & R. V. Cotera (Eds.), Conceptual evolution and policy developments in lifelong learning (pp. 40-50). Hamburgo: UIL.
UNESCO/UIL. (2016). Breve nota sobre a aprendizagem ao longo da vida no século XXI. Hamburgo: UIL.
Vargas, C. T. (2018). El aprendizaje a lo largo de la vida en América Latina y el Caribe. Documento de trabajo preparado para Reunión Regional de Ministros de Educación de América Latina y el Caribe, "Transformar la educación: una respuesta conjunta de América Latina y el Caribe para lograr el ODS 4 – Agenda E2030". Cochabamba, Estado Plurinacional de Bolivia, 25-26 de julio de 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) es propiedad de Sisyphus – Journal of Education. Sin embargo, alentamos que los artículos publicados en la revista se publiquen en otro lugar, siempre que se solicite el permiso de Sisyphus y los autores incorporen nuestra cita original y un enlace a nuestra página web.
Política de Autoarchivo
Los autores pueden autoarchivar la versión final publicada de sus artículos en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales e institucionales.
Suscriptor de DORA
El Instituto de Educação de la Universidade de Lisboa, editor de Sisyphus, es uno de los suscriptores de la Declaración de San Francisco sobre la Evaluación de la Investigación (DORA).