Career and Teacher Evaluation in Basic Education in Brazil

Emergency of New Professionalism

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.18989

Keywords:

teaching profession, teaching career, teaching evaluation, educational policy, Brazil

Abstract

The legal and conceptual frameworks that structure state action in Brazil, 1996-2019, in relation to the career and evaluation of teachers in basic education are systematized, plus information on employment conditions in the context of changes in the modes of regulation of education systems. It is noted that the regulation of career is dependent on the ability to negotiate between federated entities and the teaching movement. New educational demands have led to the emergence of parallel teaching careers, configuring occupational hierarchies and discrimination. Notes that current policies that emphasize the achievement of teaching performance goals as opposed to the traditional criteria of professional statutes—stability, hierarchical progression and appreciation of titles and experience—are advocated by segments that influence the educational agenda according to new public management canon. The defense of forms of remuneration based on incentives linked to a meritocratic teacher evaluation is supported by the belief that the performance in the large-scale tests is improved and the students' learning is guaranteed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Maria Clementino, Universidade Estadual de Minas Gerais, Brazil

Professora de Políticas Públicas e Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG) e Membro da Coordenação Nacional da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado, Brasil).

Lívia Fraga Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil

Professora associada da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Sociologia da Educação pela Université René Descartes, Paris 5. Pesquisadora integrada aos Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) e Núcleo de Estudos sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI).

References

Abreu, M. (2013). Carreira do professor. Revista Técnica CNM, 57-80. Retirado de: https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/06102016_Carreira_do_Professor_1.pdf

Abrucio, F. L. (2010). A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento. In R. P. Oliveira & W. Santana (Orgs.), Educação e Federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade (pp. 39-79). Brasília: UNESCO.

BRASIL. (1971). Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras alterações. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm

BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BRASIL. (1996a). Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições constitucionais Transitórias. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc14.htm

BRASIL. (1996b). Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional. Brasília, DF. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.

BRASIL. (1996c). Lei n. 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9424.htm

BRASIL. (1997). Resolução CEB/CNE n. 3, de 8 de outubro de 1997. Fixa diretrizes para os novos planos de carreira e de remuneração para o magistério dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0397.pdf

BRASIL. (2001). Parecer CNE/CP, n. 009, de 8 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf

BRASIL. (2002). Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf

BRASIL. (2003). Portaria nº 1.403, de 9 de junho de 2003. Institui o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/p1403.pdf

BRASIL. (2006). Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc53.htm

BRASIL. (2007). Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei no 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de2004, e dá outras providências. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm

BRASIL. (2008). Lei n. 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm

BRASIL. (2009a). Parecer nº 9, de 2 de abril de 2009. Revisão da Resolução CNE/CEB n. 3/97, que fixa Diretrizes para os novos Planos de Carreira e de Remuneração para o Magistério dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb009_09.pdf

BRASIL. (2009b). Resolução CNE/CEB n. 2, de 28 de maio de 2009. Fixa as diretrizes nacionais para os planos de carreira e remuneração dos profissionais do magistério da educação básica pública, em conformidade com o artigo 6º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e com base nos artigos 206 e 211 da Constituição Federal, nos artigos 8º, § 1º, e 67 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e no artigo 40 da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_cne_ceb002_2009.pdf

BRASIL. (2009c). Portaria Normativa nº 6, de 28 de maio de 2009. Institui o Exame Nacional de Admissão de Docentes. Retirado de: http://anfope.spaceblog.com.br/950148/PORTARIA-NORMATIVA-n-6-28-5-2009-PORTARIA-NORMATIVA-n-14-de-21-5-2010-PORTARIA-n-1-103-de-1-9-2010/

BRASIL. (2010). Portaria Normativa nº 14, de 21 de maio de 2010. Institui o Exame Nacional de ingresso na carreira docente. Retirado de: http://www.adur-rj.org.br/4poli/gruposadur/gtpe/portaria_normativa14_21_5_10.htm

BRASIL. (2011a). Portaria Normativa nº 3, de 2 de março de 2011. Institui a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Retirado de: http://download.inep.gov.br/download/basica/concurso_docente/portaria_institui_prova_03032011.pdf

BRASIL. (2011b). Matriz de Referência da Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Proposta Inicial para Análise e Discussão. Retirado de: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34995-avaliacao-do-professor

BRASIL. (2014). Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm

BRASIL. (2017). Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm

Camargo, R. B. de, & Jacomini, M. A. (2011). Carreira e salário do pessoal docente da Educação Básica: algumas demarcações legais. Educação em Foco, 14(17), 129-167. doi: 10.24934/eef.v14i17.106

Casassus, J. (2007). El precio de la evaluación estandarizada: la pérdida de calidad y la segmentación social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 23(1), 71-79. doi: 10.21573/vol23n12007.19014

Cuenca, R. (2015). Las carreras docentes en América Latina. La acción meritocrática para el desarollo profesional. Santiago: OREALC/UNESCO.

Duarte, A., & Oliveira, D. (2014). Valorização profissional docente nos sistemas de ensino de Minas Gerais e Pernambuco. Práxis Educacional, 10, 67-97. Retirado de: http://www.gestrado.net.br/images/publicacoes/92/AlexandreDalila_ValorizacaoProfissionalDocenteMGePE.pdf

Freitas, L. C. de (2018). A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2009a). Base de Dados. Microdados da Prova Brasil 2009. Brasília, DF: MEC. Retirado de: http://download.inep.gov.br/download/saeb/2009/resultados/BRASIL.pdf

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2009b). Sinopse Estatística da Educação Básica 2009. Retirado de: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Sinopse Estatística da Educação Básica 2017. Retirado de: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019a). Base de Dados. Microdados da Prova Brasil 2017. Brasília, DF: MEC. Retirado de: http://download). Base de Dados. Microdados da Prova Brasil 2019.inep.gov.br/download/saeb/2019/resultados/BRASIL.pdfINEP

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019b). Relatório Nacional Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem – Talis 2019. Retirado de: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6726718

Mello, G. N. de (1990). Social democracia e educação: teses para discussão. São Paulo: Cortez.

OECD. (2013). Teachers for the 21st Century: Using Evaluation to Improve Teaching, OECD Publishing. Retirado de: http://www.oecd.org/site/eduistp13/TS2013%20Background%20Report.pdf

OECD. (2019). Education at a Glance 2019: OECD Indicators. Retirado de: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/eag/documentos/2019/EAG2019_OCDE_embargo.pdf.

Oliveira, D. A. (2018). A reestruturação da profissão docente no contexto da Nova Gestão Pública na América Latina. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., 27(53), 43-59. doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p43-59

Prado, M. A. (2019). Planos de carreira de professores dos estados e do Distrito Federal em perspectiva comparada. Brasília: INEP.

Shiroma, E. O., & Schneider, M. C. (2008). Certificação e gestão de professores. Temas & Matizes, 13(jan.jun) 39-48. Retirado de: http://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/2483

Shiroma, E. O., & Schneider, M. C. (2011). Professores em exame: reflexões sobre políticas de avaliação docente. Práxis Educativa, 6(1), 31-44. doi: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0003

Sousa, S. M. Z. L. (2008). Avaliação e carreira do magistério: premiar o mérito. Retratos da Escola, 2(jan/dez), 81-83. Retirado de: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/126/229

TCU – Tribunal de Contas da União. (2019). Acompanhamento do Plano Nacional de Educação 2014-2024. Risco de não atingimento de diversas das metas do Plano. Deficiências verificadas no acompanhamento das metas 4, 18 e 19. Determinações e recomendações aos Órgãos envolvidos. Retirado de: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A81881F6B4849B5016B99A8FF1F057E

UNESCO/ OIT. (2008). A Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores e a Recomendação de 1997 da UNESCO relativa ao Estatuto do Pessoal do Ensino Superior com um guia de utilização. Retirado de: http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001604/160495por.pdf

Verger, A., & Normand, R. (2015). Nueva gestión pública y educación: elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação & Sociedade, Campinas, 36(132), 599-622.

Verger, A., Parcerisa, L., & Fontdevila, C. (2018). Crescimento e disseminação de avaliações em larga escala e de responsabilizações baseadas em testes: uma sociologia política das reformas educacionais globais. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., 27(53), 60-82. doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p60-82.

World Bank. (2001). Brazil: teachers development and incentives: a strategic framework. Report 20408 BR. Retirado de: http://siteresources.worldbank.org/BRAZILINPOREXTN/Resources/3817166-1185895645304/4044168-1186326902607/41pub_br62.pdf

Zatti, A. M., & Minhoto, M. A. P. (2019). Política de avaliação do desempenho docente nas redes estaduais de ensino do Brasil. Educação e Pesquisa, 45, 1-21. doi: 10.1590/s1678-4634201945188993

Published

2020-02-28