Sobre a Revista

Âmbito e enfoque

Objetivos e âmbito
A Sisyphus – Revista de Educação pretende ser um espaço para uma discussão de aspetos políticos, sociais, económicos, culturais, históricos, curriculares e organizacionais da educação. Persegue uma ampla agenda de investigação, enriquecendo-se levando em linha de conta a abertura de novos posicionamentos conceptuais e críticos face às circunstâncias e tendências em presença ou em confronto na arena educativa global.

A revista publica textos que mostrem investigação original – estudos teóricos e análises empíricas – e recorram a uma variedade de métodos, encorajando abertamente a submissão de investigações inovadoras e provocativas, fundadas em diversas orientações, incluindo trabalhos de orientação política. Não se filia em qualquer paradigma; antes promove uma multiplicidade de abordagens. Os editores procuram publicar artigos de uma variedade de disciplinas académicas, buscando contribuições claras e significativas para a compreensão dos processos educativos.

Enfoque investigativo
A Sisyphus – Revista de Educação procura contributos no âmbito de dois temas de investigação principais: Educação XXI e Forças de Mudança em Educação.

Educação XXI aborda a diversificação, modernização e melhoria da educação. Estuda o desenvolvimento de estruturas, processos e práticas educacionais, incluindo a integração e o uso de tecnologias digitais, orientadas para a promoção de aprendizagens socialmente relevantes. Será dada atenção a duas principais questões: qualidade das aprendizagens, analisando-se questões relacionadas com a aquisição e desenvolvimento de competências e aptidões; e a inclusão, abordando-se o permanente envolvimento com a diversidade.
Forças de Mudança em Educação foca-se na coordenação, direção e monitorização da mudança nos sistemas educacionais, incindindo preferencialmente em duas questões principais: o desenvolvimento profissional, principalmente os processos de socialização e de formação de professores e educadores; e os processos e efeitos da participação e responsabilização na governança dos sistemas educativos, com foco na construção, implementação e avaliação das políticas públicas educativas.

A Sisyphus aceita trabalhos de investigadores, académicos, funcionários da administração, práticos, professores, alunos e observadores informados em educação e campos relacionados. A revista pode aceitar elementos não convencionais, tais como ensaios fotográficos e produções artísticas.

Além do corpo de artigos, a revista pode incluir outros produtos de investigação, tais como relatórios de estudos de caso, experiências e inquéritos, discussões de aspectos conceptuais e metodológicos e balanços de investigações em curso.

Público
A revista dirige-se a uma audiência internacional de académicos, investigadores, estudantes, educadores, professores, políticos e profissionais da administração educacional.

equipa editorial | contatos | instruções de submissão | código ético | revisores 2023 | IE-ULisboa [editor]

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Políticas de secção [enfoque temático]

Educação XXI
Os manuscritos submetidos a esta secção devem refletir avanços significativos no conhecimento científico relativo a:
1. Identificar, analisar e promover práticas de inclusão e equidade em contextos educativos, formais e não-formais, incluindo contextos de ensino superior, e jovens e adultos não escolarizados, para fazer face à crescente diversidade das sociedades atuais e seu desenvolvimento tecnológico;
2. Estudar literacias desejáveis e relevantes, no contexto português, designadamente em matemática, ciências e educação física, sobretudo no que respeita a grupos de estudantes em situações delicadas e de risco, atendendo ao género, origem sociocultural, e envolvimento escolar, e conceber estratégias de intervenção para apoiar o desenvolvimento curricular e a formação de professores;
3. Inovar, difundir e melhorar práticas de ensino e formação, por via da aprendizagem assistida por tecnologias, com novas tecnologias digitais (tais como realidade aumentada, análise de dados, storytelling, e mobile learning), e compreender o seu impacto nos alunos, professores, no ensino e na aprendizagem.

Forças de Mudança em Educação
Os manuscritos submetidos a esta secção devem refletir avanços significativos no conhecimento científico relativo a:
1. Expansão da análise empírica do papel, âmbito e profundidade dos efeitos das avaliações internacionais em larga escala no governo da educação, com foco nas relações entre as políticas públicas e a evolução do desempenho dos estudantes portugueses no PISA, bem como na mobilização e tradução dos dados do PISA em “conhecimentos para a política” por atores estatais e não-estatais;
2. Fornecimento regular às autoridades públicas de dados, análises e avaliações sobre processos, efeitos, melhores práticas e padrões de governação de políticas e programas nacionais, nomeadamente no que toca aos grandes desafios da educação em Portugal, tais como: a redução do abandono escolar precoce, a promoção da formação de adultos, e o desenvolvimento da autonomia e responsabilização das escolas;
3. O desenvolvimento de novos modelos de formação de professores (inicial e contínua) para a promoção da literacia, inclusão, participação dos cidadãos e capacitação, que combinem formação baseada na prática, colaborativa e enriquecida com tecnologias.

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Processo de Revisão por Pares

Revisão cega por pares
Esta revista opera sob uma política de revisão em regime de duplo anonimato, seja para artigos submetidos pelo regime de fluxo contínuo, seja para aqueles artigos a integrar números temáticos (por convite e/ou de submissão por auto-proposta).

Consulte o nosso Processo de Revisão para informação em detalhe.

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Código Ético e Boas Práticas

O código ético e orientações para boas práticas de publicação da Sisyphus, bem como as nossas próprias responsabilidades e compromissos amparam-se na Carta Ética para a Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e acompanham as indicações de diferentes códigos internacionais, tais como o Code of Conduct and Best Practice for Journal Editors of the Committee on Publication Ethics (COPE) e o Code of Ethics of the American Educational Research Association (AERA), cujos princípios (competência profissional; integridade; responsabilidade profissional, científica e académica; respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos; responsabilidade social) e padrões éticos advogamos.

O nosso maior objetivo é publicar trabalhos resultantes de investigação inovadora e relevante e que esta tenha sido produzida e disseminada de forma responsável, transparente e ética. Este é um objetivo que deve ser perseguido por todos os envolvidos no processo editorial da Sisyphus, sejam eles autores, revisores ou, e naturalmente, nós próprios, editores e restante equipa editorial. Valorizamos acima de tudo a liberdade de ação e integridade de atuação de todos os envolvidos, incentivando assim uma autonomia responsável e consciência ética. Assim sendo, a Sisyphus expressa um conjunto de orientações e implementa procedimentos internos para salvaguardar os princípios éticos que regem a sua atuação.

Para informação em detalhe consulte o nosso Código Ético

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Periodicidade

A revista Sisyphus é quadrimestral, publicando-se em fevereiro, junho e outubro.

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Declaração de Direitos de AutorEditar Declaração de Direitos de Autor

O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.

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Política de acesso aberto

A nossa revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, sem período de embargo, revelando a nossa crença de que a circulação do conhecimento sem restrições contribuirá para uma maior democratização do trabalho científico em todo o mundo.

Os trabalhos publicados estão licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

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Política de Auto-Arquivo

É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.

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Taxas inexistentes

Esta revista não cobra qualquer taxa de submissão ou processamento de artigos.

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Plágio

Esta revista possui um sistema de deteção de plágio (Ouriginal) de forma garantir a originalidade dos artigos publicados.

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Arquivo

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

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Plataformas de indexação e difusão

Indexação

    

    

     

     

     

   

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Bases de dados

   

   

     

 

 

Directórios

   

    

    

     

 

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Editor

O Instituto de Educação (IE) é a Escola da Universidade de Lisboa (ULisboa) vocacionada para a investigação, o ensino e a intervenção no espaço público, no âmbito da educação e da formação.
Promovemos uma formação universitária exigente, proporcionando aos nossos estudantes condições propícias para aprender e intervir em diferentes contextos da educação e da formação, nos serviços públicos, nas empresas e no terceiro sector. A nossa oferta formativa dirige-se, cada vez mais, a públicos diversificados, desde os mais jovens, que iniciam os seus estudos no primeiro ciclo, até aos que procuram novas competências no decurso das suas trajetórias profissionais, nomeadamente através da formação pós-graduada.
Temos na investigação a nossa atividade dinamizadora e respondemos aos desafios contemporâneos da educação e da inovação, através da produção de conhecimento diagnóstico e prospetivo, dirigido à política e à ação pública. Privilegiamos pesquisas centradas nos desafios da diferenciação, da modernização e da melhoria das ofertas educativas, e nos processos políticos, sociais e culturais, da mudança em educação.
Intervimos prioritariamente na sociedade portuguesa, em campos diversificados da educação, sem por isso deixarmos de desenvolver uma intensa atividade de participação em redes académicas e de cooperação no espaço europeu e nos países de língua portuguesa, de onde acolhemos um cada vez maior contingente de estudantes de pós-graduaçã.
Trabalhamos para ser ‘uma voz na ação pública’, alcançando uma presença forte nos espaços onde se pensa, discute, decide e concretiza a educação, e uma ‘escola de referência’, no ensino e na investigação, em contextos nacionais e internacionais.

Contactos
Endereço postal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-013 Lisboa
Portugal

Email: geral@ie.ulisboa.pt
Tel.: +351 21 794 36 33
Fax: +351 21 793 34 08

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

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Financiamento

Esta revista é financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (PEst-OE/CED/UI4107/2011 & PEst-OE/CED/UI4107/2014, UID/CED/04107/2016 & UID/CED/04107/2019 e UIDB/04107/2020).

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal)

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Histórico da revista

A Sisyphus – Revista de Educação é uma iniciativa editorial do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal) que, desde 2009, se dedica ao desenvolvimento e ao aumento do potencial de debate e investigação nas áreas da Educação e da Formação. Esta publicação incorpora o legado de duas revistas científicas anteriores, cada uma delas ligada a uma antiga escola desta Universidade, dais quais herda tanto o título como o subtítulo: Sísifo – Educational Sciences Journal, publicada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação entre 2006 e 2010 (sisifo.fpce.ul.pt); e a Revista de Educação, publicada pelo Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, entre 1986 e 2011 (revista.educ.fc.ul.pt).