[período de submissão aberto] A educação em ciências e a sua relação com outras educações num cenário de mudanças globais

2024-07-09

[número especial] Editado por William Manuel Mora Penagos [Universidad Distrital, Bogotá, Colômbia]

Prazo limite de submissão de propostas: 1 de outubro de 2024

* * *

O século XXI apresenta-se à humanidade como uma mudança de época, num cenário de crise e até de colapso: tecnológico/bélico/ambiental.  A inteligência artificial nas suas relações com a infotecnologia e a biotecnologia e as possíveis consequências nas ditaduras digitais, na situação de guerra global que ameaça a paz e gera insegurança (alimentar, hídrica, energética e territorial), e na crise ambiental e sanitária resultante das alterações climáticas e das doenças pandémicas, associadas à poluição e à perda da diversidade biológica e cultural, exigem uma “mudança global”, na forma de uma espécie de “reset humano” que reoriente o projeto da humanidade no planeta Terra.

Frente a estas situações complexas e urgentes, é necessário que a “educação em ciências” assuma uma “reorientação sociopolítica” que articule fatos, valores e práticas que sustentem a participação política e cidadã na solução de questões socioambientais, que surgem cada vez mais em contextos de conspiração, pós-verdade, pseudociência, fraude e negação da ciência.

Neste número da Sisyphus procuramos contributos vindos da educação em ciências na sua relação com a educação para a cidadania, a educação ambiental, a educação para o desenvolvimento sustentável, a educação tecnológica e a educação intercultural, de forma a analisar diferentes situações pedagógicas e didáticas em que estes temas sejam abordados.

 

William M. Mora Penagos

[Editor convidado do número especial da Sisyphus sobre ‘A educação em ciências e a sua relação com outras educações num cenário de mudanças globais’]