[período de submissão aberto] A educação em ciências e a sua relação com outras educações num cenário de mudanças globais
[número especial] Editado por William Manuel Mora Penagos [Universidad Distrital, Bogotá, Colômbia]
Prazo limite de submissão de propostas: 1 de outubro de 2024
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O século XXI apresenta-se à humanidade como uma mudança de época, num cenário de crise e até de colapso: tecnológico/bélico/ambiental. A inteligência artificial nas suas relações com a infotecnologia e a biotecnologia e as possíveis consequências nas ditaduras digitais, na situação de guerra global que ameaça a paz e gera insegurança (alimentar, hídrica, energética e territorial), e na crise ambiental e sanitária resultante das alterações climáticas e das doenças pandémicas, associadas à poluição e à perda da diversidade biológica e cultural, exigem uma “mudança global”, na forma de uma espécie de “reset humano” que reoriente o projeto da humanidade no planeta Terra.
Frente a estas situações complexas e urgentes, é necessário que a “educação em ciências” assuma uma “reorientação sociopolítica” que articule fatos, valores e práticas que sustentem a participação política e cidadã na solução de questões socioambientais, que surgem cada vez mais em contextos de conspiração, pós-verdade, pseudociência, fraude e negação da ciência.
Neste número da Sisyphus procuramos contributos vindos da educação em ciências na sua relação com a educação para a cidadania, a educação ambiental, a educação para o desenvolvimento sustentável, a educação tecnológica e a educação intercultural, de forma a analisar diferentes situações pedagógicas e didáticas em que estes temas sejam abordados.
William M. Mora Penagos
[Editor convidado do número especial da Sisyphus sobre ‘A educação em ciências e a sua relação com outras educações num cenário de mudanças globais’]