Tecnologias e Empoderamento

Análise da Implementação do Programa um Computador por Aluno no Estado de São Paulo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15068

Palavras-chave:

tecnologias digitais da informação e comunicação, programa um computador por aluno, inclusão digital, práticas pedagógicas, formação de professores

Resumo

O artigo reflete sobre limites e possibilidades do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), no estado de São Paulo, na ressignificação das práticas pedagógicas, na inclusão digital e no empoderamento de professores e alunos. O marco teórico abrange dois campos conceituais: inclusão digital e empoderamento freireano. A pesquisa qualitativa se vale da análise temática de conteúdo dos registros de campo das visitas às cinco escolas, escolhidas segundo critérios de amostra intencional. A caracterização do Programa no cenário mundial contextualiza o relato analítico das escolas. A discussão dos resultados sugere que, diante da realidade plural das escolas e das recorrências referentes aos avanços e aos problemas por elas enfrentados, restam muitos desafios ao Programa, como instância significativa para a inclusão digital, a ressignificação das práticas pedagógicas e o empoderamento de professores e alunos.

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Biografias Autor

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Doutora e mestre em Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação - Universidade Estadual de Campinas; bacharel e licenciada em Letras, Português e Inglês - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo: credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação e vice coordenadora do curso de Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Cibercultura. Vice coordenadora do GT 16 da ANPEd: 2017-2019. Áreas de pesquisa: Linguagens Hipermidiáticas e Processos Formativos; Linguagens Hipermidiáticas e Educação Básica; Linguagens Hipermidiáticas e Formação Inicial e Continuada de Professores.

Clecio Bunzen Júnior, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

É licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no curso de Letras/Português (Licenciatura) e no Mestrado Profissional PROFLETRAS (UFPE).

Roberta Galasso, Centro Universitário SENAC, Brasil

Doutorado (2007) e Mestrado (2001) em Educação e Currículo-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Pedagogia. Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar- SENAC/SP. Docente no curso de Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar no SENAC/SP. Coordenadora Pedagógica da AACD Lar Escola. Membro do Grupo de pesquisa Ecotransd-CNPq. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores no que diz respeito a Currículo, Didática e Avaliação da Aprendizagem; Educação Especial, Inclusão Social e Educacional de pessoas com deficiência; Complexidade e Transdisciplinaridade; Interface entre Educação e Saúde.

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Publicado

2018-10-31